Vida em Dia

Menstruação pode ser afetada durante as férias

28/12/2019

Temperatura, altitude, mudança na rotina e até fatores emocionais, como estresse e depressão, podem afetar o ciclo menstrual, que é muito sensível. Segundo a International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), pesquisa com 556 pessoas revelou que 12% se sentem estressadas com a aproximação das férias. O quadro ainda se agrava, já que elas ainda usam o período para tentar colocar em dia as tarefas que não conseguiram realizar no restante do ano. 

O ginecologista Marcos Tcherniakovsky, responsável pelo setor de Videoendoscopia Ginecológica e Endometriose da Faculdade de Medicina da Fundação do ABC, explica que, além de toda a correria e ansiedade durante esses dias que antecedem as férias, há ainda privação de sono, quebra de dieta e diminuição da prática de exercícios. “Depois vem a viagem e, por consequência, a possível mudança de altitude e, novamente, da rotina. “Só o fato de estar em regiões montanhosas pode atrasar ou adiantar a menstruação, além de aumentar o fluxo e até mesmo provocar mais cólica”.

“É importante o autoconhecimento do corpo para prevenir um desequilíbrio hormonal ou identificar rapidamente o problema e agir, uma vez que essas alterações também tem impacto na fertilidade, peso e  estímulo da libido”, ressalta o especialista.

Para prevenir, o médico orienta que é muito importante se esforçar para manter a mente calma, conhecendo os limites e dividindo as tarefas com alguém de confiança. “Procure manter a rotina! Mesmo nas férias, é possível sustentar o equilíbrio na alimentação e preservar hábitos rotineiros, como horário para as refeições e cuidados básicos com a saúde, como beber água, dormir e até ir ao banheiro”.

Também é importante não deixar de lado a prática regular de exercícios. “Além de colaborar para que o cérebro descarregue os hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar, como a serotonina e a dopamina, atividades físicas aliviam dores do período menstrual. É indicado, inclusive, para quem sofre com endometriose, doença inflamatória que provoca o crescimento anormal do tecido fora do útero”. Portanto, vale separar 30 minutos por dia, mesmo nas férias, nem que seja para uma caminhada.