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Organizando documentos: o que fica de 2019?

02/01/2020

Para começar 2020 com a casa em ordem, entre as tarefas que não podem ficar de fora está a organização da papelada. Se você procrastinar, não tem jeito: as contas e documentos do ano novo vão se misturar aos do velho. É o que garante a personal organizer Carol Rosa. Quanto mais separada a papelada estiver, mais fácil será localizá-la.

 

A falta de organização pode fazer com que uma pessoa pague a mesma conta duas vezes. Exemplo: ela paga, deixa em qualquer lugar e, depois, quando a encontra de novo, não lembra que aquela dívida já tinha sido quitada e paga novamente. O contrário também pode acontecer. As pessoas simplesmente esquecem de pagar. Elas acabam guardando a conta em algum lugar que não é o de costume e não se lembram. Evitar situações assim é o principal benefício da organização. 

 
Outro motivo importante para manter tudo em ordem é a praticidade para encontrar um documento quando você precisa dele ou uma conta quando o pagamento dela é contestado. "O escritório ou o armário dos documentos é uma das partes da casa que mais precisa estar em ordem", explica Carol Rosa. 

 
O que se deve guardar? 
 
– Documentos pessoais: guardar sempre. 
– Impostos e tributação: também não se joga fora. 
– Contas ou documentos trabalhistas: guardar por 5 anos. 
– Declaração de imposto de renda: 5 anos.
– Manuais e garantias: enquanto fizer uso do produto. 

 
Como guardar?
 
A dica é retirar tudo e colocar em uma mesa antes de começar a arrumar. Assim, é possível visualizar o que tem e a quantidade do que tem. Depois, é hora de começar a separar e dividir. De um lado, o que é conta, do outro o que é documento, o que é contrato, manual e por aí vai…

 
Na sequência, vale uma outra divisão entre o que é documento pessoal, documento de bens, contas pagas e contas a pagar. Por último, uma subdivisão com "apartamento", por exemplo, onde estarão os papéis referentes a IPTU, condomínio. Depois, "carro". Etc.
 

Por último, coloca-se a papelada em saquinhos plásticos, ordenada por data. Para cada ano, um saquinho diferente. E aí todos os saquinhos de um mesmo assunto, dentro de uma pasta etiquetada, para que seja fácil localizá-la depois. 

 
Onde guardar?
 
De acordo com a personal organizer, tudo isso deve ser colocado em pastas suspensas ou pastas de plástico. "As pastas suspensas são ideais para quem tem armários ou gavetas com suporte próprio para elas. Quem tem espaço nas prateleiras, pode optar também pelas caixas grandes específicas para esse tipo de pasta". 

 
Para quem não tem tanto espaço disponível, vale guardar em pastas de plástico A3 ou A4, que também resolvem muito bem. Cada pasta com uma categoria de documento.