Notícias

Carreta do Programa Mulheres de Peito realiza exames de mamografia em São Vicente

03/01/2020

A carreta do Programa Mulheres de Peito, que realiza exames para detectar câncer de mama, iniciará os atendimentos em São Vicente a partir do dia 7 de janeiro. O objetivo do projeto é conscientizar as mulheres sobre a importância da realização da mamografia para prevenir a doença já citada. O veículo fica no Município até 1º de fevereiro.

 

No primeiro dia da ação, os exames começam a ser realizados na Praça Tom Jobim, na Praia do Gonzaguinha. Os atendimentos no local ocorrem até o dia 14 de janeiro.

 

Já na Área Continental, as mulheres vão começar a receber os serviços a partir do dia 16. A carreta estará ao lado da Subprefeitura (Avenida Ulisses Guimarães, 211 – Jardim Rio Branco), onde permanece até 1º de fevereiro. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta, das 9h às 18h. Aos sábados, os exames são realizados das 9h às 13h.

 

O programa visa atender mulheres entre 50 e 69 anos, que são mais propensas a desenvolver o câncer de mama. Elas não precisam de encaminhamento médico para realizar o exame na carreta. Basta apresentar o cartão do SUS e RG.

 

Semanalmente, o programa vai efetuar 50 atendimentos de segunda a sexta e 20 aos sábados. Para realizar os exames, é necessário pegar senha, que será distribuída sempre no período da manhã.

 

Pacientes com menos de 50 anos também podem receber o atendimento. Para isso, é necessário levar o cartão do SUS, RG e um pedido médico.

 

A iniciativa é da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo e ocorre em parceria com a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde de (Sesau).