Notícias

Item para 2020: Gentileza

04/01/2020

Naquela manhã, como na maioria das outras, o ônibus estava lotado.

Muita gente impaciente, reclamando de tudo e de todos, tornava o clima além de abafado, irrespirável.

Foi quando, com muita dificuldade, entrou no veículo uma senhora idosa que foi se apoiando nas poltronas conforme podia.

Aconteceu o previsível. Aquilo que normalmente observamos nos ônibus, quando adentra uma pessoa idosa: um sono geral se abateu sobre os que estavam sentados.

No entanto, um menino de 6 anos, aproximadamente, cutucou seu pai pedindo licença para sair do lugar onde estava.

O pai, indiferente, disse-lhe para ficar sentado. Mas o menino, em voz alta, convidou-a para que viesse se sentar em seu lugar.

Um silêncio constrangedor se estabeleceu no coletivo, enquanto a senhora, agradecida, ocupava o assento que lhe fora oferecido.

Temos observado que, em meio às inúmeras possibilidades de escolha, aqueles que optam pela cooperação e pela ética constroem relações mais saudáveis e duradouras.

Sendo a gentileza uma amabilidade, uma delicadeza, uma forma de amor, alguns estudos demonstram que pessoas gentis têm aumentado o seu grau de felicidade, porque essa virtude está ligada ao gene que libera o hormônio responsável pelo bem-estar, a dopamina.

[com base na Redação do Momento Espírita]

Um ditado popular diz que gentileza gera gentileza.

De fato, são muito comentados os episódios sequentes de atitudes generosas, comprovando que, quando se é gentil com os outros contribuímos para tornar melhor o ambiente em que vivemos.

A gentileza acaba por ser contagiante, e outros são motivados a serem, igualmente, gentis. Sendo uma forma de atenção, de deferência, que torna os relacionamentos mais humanos, é decorrência natural do respeito e do amor, do prazer de servir, apenas pela alegria de ser útil.

Uma pessoa gentil demonstra cortesia, é educada e atenciosa.

Quando, habitualmente, auxiliamos as pessoas, quando conseguimos ser gentis para com todos, temos igualmente aumentadas nossas probabilidades de gozo de saúde mental.

Nosso sistema imunológico tende a ser melhor, porque existe uma relação direta entre bem-estar, felicidade e saúde.

Quando nos dispomos à gentileza, nos tornamos pessoas cuidadosas e delicadas não apenas com os de fora, mas também dentro do próprio lar.

Sempre atentos para perceber as necessidades do outro, conquistamos a consciência de que aquilo que nos alegra, pode igualmente alegrar a outrem e o que nos entristece, pode da mesma forma entristecê-lo.

Colocamo-nos no lugar do outro para escolher a melhor forma de agir e nos felicitamos.

Dessa forma, sejamos gentis, doemo-nos e veremos como nos sentiremos mais completos e felizes.

Como a gentileza decorre do despertar da consciência, quando nos dispomos a compreender os valores reais da vida, juntamente com essa virtude, conquistamos alegria, amorosidade, afabilidade, amizade, brandura, gratidão, respeito, ternura, tolerância.

Que tal acrescentarmos esse item para 2020 “gentileza” em nossas promessas de Ano Novo? 

O gesto de gentileza é, sem dúvida, um grande passo para modificarmos uma situação de descaso, de indelicadeza ou de indiferença e proporcionará a todos nós, um estado maior de felicidade. Vamos tentar?

 

PAZ, SAÚDE E PROSPERIDADE