Em Off

Pente fino nas contas

04/01/2020

Um verdadeiro pente fino nas despesas da Prefeitura previstas para 2020 foi realizado pela equipe técnica da Secretaria de Finanças, com o objetivo de garantir que os gastos deste exercício sejam menores do que a arrecadação. 

Em vigor desde o dia 2, o decreto 8.822/19 restringe despesas como aumento de gratificações ou de benefícios a servidores, realização de eventos que não façam parte da programação oficial do município e o custeio de viagens e hospedagens de funcionários públicos municipais. 

“A meta é limitar as despesas discricionárias para garantir os gastos sociais, como educação, saúde e assistência social”, explica o assessor técnico Fernando Chagas, funcionário concursado da Prefeitura há mais de 30 anos.

Ele observa que o controle de gastos pode ser acentuado ou relaxado, caso haja necessidade. “Um treinamento para agentes de saúde para o combate de alguma doença”, exemplificou Fernando Chagas, que vem sendo chamado por integrantes do primeiro escalão do governo de “Edward Mãos de Tesoura”: realiza cortes cirúrgicos sem comprometer os serviços públicos essenciais.