Santos

Praia de Santos vai ganhar 20 conjuntos de contentores de lixo

08/01/2020

A Secretaria de Meio ambiente (Semam) iniciou, nesta segunda-feira (6), a instalação de 20 novos conjuntos de contentores de lixo nas praias santistas. Modernos e confeccionados com madeira plástica (feita a partir da reciclagem de plástico), eles começaram a ser colocados na Praia do José Menino. Em 15 dias, todos estarão à disposição de moradores e turistas.

 

O conjunto tem três contentores, cada unidade com capacidade para 240 litros. Dois são destinados ao lixo reciclável e outro para material orgânico. O mobiliário também tem uma bituqueira e mensagens de alerta sobre o risco que o lixo jogado nas praias e no mar oferece à vida marinha.

 

“É um espaço para descarte de resíduos e comunicação, num layout diferente. Muitos turistas que frequentam nossas praias não são impactados por nossas campanhas. Chegam e não sabem que temos leis aqui. E é importante alertá-los sobre o perigo que o lixo oferece aos animais”, explicou o secretário de Meio Ambiente Marcos Libório, ressaltando que os equipamentos foram adquiridos por meio do Fundo Municipal de Recuperação e Preservação do Meio Ambiente.

 

As mensagens de conscientização estão ligadas a fotos de animais marinhos: ‘Seu sorvete é gostoso. A embalagem, não’ e ‘Não transforme seu brinquedo em boneco assassino’ são alguns dos exemplos.

 

“Nós já temos contentores presos aos postes da orla da praia e alguns deles serão substituídos. Agora, vamos acrescentar estes conjuntos e, se for necessário, colocaremos mais. Estamos concentrando o mobiliário nos locais de maior fluxo de pessoas”, disse Libório. Os mobiliários estão sendo afixados na faixa de areia, a 80 centímetros de profundidade.

 

A utilização da madeira plástica para confeccionar os conjuntos é uma tendência da Administração Municipal, que já instalou bancos feitos desse tipo de material na orla da praia e no Orquidário, por exemplo.

 

“É um material mais resistente a tudo, inclusive à maresia, com aparência de madeira, e que tem relação com essa questão de conscientização ambiental. O que queremos é transmitir uma mensagem de cuidado”, frisou o secretário.

 

Ecopeixe

Além das lixeiras atuais e dos novos contentores, frequentadores das praias de Santos contam com o Ecopeixe para o descarte de produtos recicláveis. Instalada em fevereiro de 2019 na Praia do Boqueirão, na altura da Rua da Paz, a estrutura tem cerca de 3 metros de altura. Todo o lixo reciclável é coletado pela ONG Sem Fronteiras e, até agora, 1,9 tonelada de material já foi recolhida.

 

Foto Francisco Arrais/PMS