Notícias

Quarteto Hora do Choro se apresenta no Brisamar Shopping nesta sexta-feira (10)

09/01/2020

Nesta sexta-feira (10), as raízes da música popular brasileira estarão presentes no Brisamar Shopping com a apresentação do Quarteto Hora do Choro, que promete tocar novas faces do estilo musical conhecido por representar grandes artistas, como Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Altamiro Carrilho. O show acontecerá na praça de alimentação, às 18h30.

 

Com estilo de sarau caseiro, o quarteto nasceu do convívio dos amigos Aércio Medina (flauta e sax), Reinaldo Ruas (pandeiro), Marcos Tavares (cavaquinho) e Luiz Pires (violão de sete cordas) em rodas de choro na Baixada Santista, onde se apresentam com frequência em diversos locais da região.

 

Dedicados em estudar o estilo musical, o grupo adota um repertório inovador e diferente dos chorinhos apresentados popularmente, buscando divulgar composições e compositores não muito conhecidos que possuem o mesmo talento dos famosos chorões.

 

O choro, mais conhecido como chorinho, é um ritmo instrumental considerado a primeira música urbana tipicamente brasileira. Os primeiros conjuntos de choro surgiram no Rio de Janeiro, por volta do século XIX, a partir da mistura das danças de salão europeias, dança popular portuguesa e com influência da música africana. Entre outros instrumentos, o violão, flauta e cavaquinho eram utilizados para dar aspecto sentimental à música, melancólico e “choroso”.

 

O Brisamar Shopping fica na rua Frei Gaspar, 365, no bairro Centro, em São Vicente.

 

Foto Reprodução/Facebook