Santos

Projeto Condomínio Sustentável chega a 13 bairros e escolas de Santos

09/01/2020

O programa Condomínio Sustentável irá percorrer já a partir deste mês 13 novos bairros e o mesmo número de escolas municipais, com diagnóstico e orientações sobre gestão do lixo, uso racional de água e energia elétrica.

 

A programação anual foi apresentada na manhã desta quarta-feira (8), durante reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), realizada na Prodesan.

 

Esta segunda fase do programa abrangerá os bairros do Marapé, Campo Grande, Encruzilhada, Estuário, Vila Belmiro, Jabaquara, Vila Mathias, Vila Nova, Saboó, Areia Branca, Castelo e Caneleira. A lista de escolas ainda será definida, com exceção da recém-inaugurada Paulo Gomes Barbosa (Jabaquara), já entregue com estrutura sustentável avançada. As visitas seguem até novembro.

 

A partir das visitas do programa, é elaborado relatório de sustentabilidade, com identificação de melhorias que podem ser implementadas visando a economia de recursos e conservação do ambiente. Síndicos e condôminos também recebem kits de sustentabilidade com cartazes e adesivos.

 

Segundo o coordenador do projeto, Renato Prado, ligado à ONG Concidadania, a visita não tem custo para os condomínios e as soluções sugeridas resultam em benefícios, a exemplo da recuperação de água de chuva com cisternas que pode gerar economia para o prédio.

 

Primeira fase
A primeira etapa do programa, iniciada em 2017, contemplou visitas a 1,7 mil condomínios. Segundo a coordenação, a iniciativa contribuiu para a ampliação da coleta de resíduos recicláveis em mais de 300% no Município.

 

A realização é da ONG Concidadania – Fórum da Cidadania de Santos e financiada pelo Fundo Municipal de Preservação e Recuperação do Meio Ambiente (FMPRMA), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente (Semam).

 

Informações e acesso ao Manual do Condomínio Sustentável podem ser obtidos pelo site condominiosustentavel.eco.br, telefone 3221-2034 ou e-mail [email protected].

 

Foto Susan Hortas/PMS