Baixada Santista

Novos conselheiros tutelares tomam posse em São Vicente

10/01/2020

Os dez novos conselheiros tutelares de São Vicente tomaram posse nesta sexta-feira (10). A solenidade que deu início ao mandato daqueles que foram eleitos em outubro passado ocorreu no Salão Nobre, que fica no Paço Municipal (Rua Frei Gaspar, 384 – Centro).

Diversas autoridades acompanharam a cerimônia, entre as quais estava a vice-prefeita, Maria de Lourdes dos Santos Oliveira, a Professora Lourdinha, disse aos conselheiros quanto o trabalho deles será fundamental no cuidado dos jovens vicentinos. “Vocês assumem uma missão, um compromisso, na proteção da criança e do adolescente. Muita coragem, pois a missão não é fácil, mas vocês farão a diferença”.

Já a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Nayene Carmo, falou sobre as dificuldades que os conselheiros vão encontrar. “Abordar famílias e crianças nem sempre é simples. Então, é necessária muita atenção. Alguns casos são mais delicados, e o acompanhamento deles até a finalização (de processos) requer muito equilíbrio por parte dos conselheiros”.

Dos dez eleitos, metade vai atuar na Área Continental. Os demais vão trabalhar na Área Insular. O mandato dos conselheiros é válido até janeiro de 2024.

O Conselho Tutelar é o órgão municipal responsável por zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes. Caso necessitem de seus serviços, os munícipes podem comparecer na Rua Martim Afonso, 87 A, no Centro, ou na Rua Vinte e Quatro, 550, no Jardim Rio Branco.

Os dois locais funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. Para atendimento 24 horas, o Conselho conta com números de plantão: (13) 99788-7230 (Área Insular) e (13) 99788-6150 (Área Continental).