Em Off

Em Santos, Bolsonaro imprime clima de campanha eleitoral

11/01/2020

A participação do presidente Jair Bolsonaro na inauguração do Pronto Socorro da Santa Casa de Santos, na noite de sexta-feira (10), foi marcada por clima de campanha eleitoral. A saída do Forte dos Andradas, o percurso até a balsa e depois pelas ruas de Santos teve contornos de carreata.

Ao chegar no PS da Santa Casa ele foi ovacionado por simpatizantes que estavam do lado de fora. Bolsonaro deixou a equipe de segurança em desespero, pois determinou a liberação dos populares, que gritavam palavras de ordem. “Mito! Mito! Mito!”, “A nossa bandeira jamais será vermelha!”

Ao discursar, Jair Bolsonaro voltou a repetir as frases de efeito que fazem delirar seus apoiadores incondicionais. 

Gafes
Em sua fala, o provedor da Santa Casa, Ariovaldo Feliciano, destacou que a obra tinha sido feita com trabalhadores e recursos próprios, sem dinheiro de emendas parlamentares.

Ao discursar logo em seguida, Jair Bolsonaro disse que ficava feliz “por ter feito a economia andar” e, por isso, restaram recursos para serem liberados para emendas parlamentares — exatamente o contrário do que havia dito o provedor.

Sobre a Ponte dos Barreiros, falou que havia viabilizado “a ponte do…?”, deixando claro que desconhecia o nome da ponte. Alguém assoprou “Ponte dos Barreiros”. Bolsonaro continuou: “Então, conseguimos liberar recursos para fazer essa ponte”, disse ignorando que, na verdade, não se trata da construção, mas reforma da estrutura da ponte.

Ao falar diretamente aos seus apoiadores, Jair Bolsonaro disse que eles que deveriam definir o destino da nação. “Nós, conservadores, trabalhadores de verdade, grande maioria de cristãos, que respeitam a família… Vocês é que devem conduzir o destino da nação”, disse, para delírio da plateia acidental. “Não é fácil conduzir o destino da nação, sabia que não ia ser fácil. Sabia que problemas pessoais apareceriam ou seriam plantados. Mas eu acredito em Deus e na verdadeira justiça”.

O presidente mais uma vez disse que deseja deixar o país numa situação melhor da que encontrou. “Vivíamos uma crise moral e econômica, mas zero corrupção no meu governo”, disse. 

Jair Bolsonaro aproveitou para também dar recados. “Eu lanço a campanha aqui: não vote em parlamentar que recebe Fundão”, disse, adiantando que não irá vetar o Fundo Partidário. “Sou obrigado a cumprir a Constituição e a Lei de Impeachment. Não vou dar esse mole para a oposição”.

Ao sair da Santa Casa, Bolsonaro novamente deixou a equipe de segurança desesperada. Na saída do estacionamento saiu do carro para cumprimentar e tirar selfies com populares.
 

 

Foto: Anderson Bianchi