Baixada Santista

Carreta Mulheres do Peito vai para área continental de São Vicente

17/01/2020

A carreta do “Programa Mulheres do Peito” chegou na manhã desta quinta-feira (16) à Área Continental de São Vicente. O equipamento móvel saiu da Praça Tom Jobim, no Gonzaguinha e vai ficar estacionada ao lado da Subprefeitura (Avenida Ulisses Guimarães, 211 – Jardim Rio Branco) até o dia 1º de fevereiro. São realizadas 50 mamografias diariamente, sempre das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h. O público-alvo da campanha são mulheres entre 50 e 69 anos.

Para realizar o exame, a interessada deve comparecer ao local com RG e Cartão SUS. A distribuição das senhas acontece pela manhã e 25 mulheres são atendidas no primeiro período e as demais à tarde.

A ação, realizada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Saúde, tem como foco a prevenção e o diagnostico do Os laudos dos exames ficam prontos em aproximadamente 15 dias e podem ser retirados na Secretaria de Saúde (Rua Padre Anchieta, 462 – 4º andar).

“Os resultados são encaminhados à Secretaria de Saúde e se for necessário haverá um acompanhamento médico. As mulheres são chamadas e encaminhadas ao hospital de referência, o Guilherme Álvaro, em Santos. O foco é a prevenção e quanto mais cedo é feito o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento do câncer de mama”, explica Paola Bueno, diretora de Atenção Básica Mulheres com menos de 50 anos, que possuem casos de câncer de mama na família ou apresentam sintomas, também podem ser atendidas pela carreta, basta levar encaminhamento médico. No local, é feita uma triagem.