Santos

Música, bolo e algodão doce marcam os 38 anos do Mercado de Peixes

17/01/2020

Um enorme bolo de frutas, pipoca, algodão doce e muita música reuniram permissionários e a população para celebrar o aniversário de 38 anos do Mercado de Peixes, na Ponta da Praia, nesta sexta-feira (17). A estrutura atual, hoje localizada Praça Almirante Gago Coutinho, está prestes a ser transferida para um espaço maior, mais confortável e a poucos metros dali, na Avenida Mário Covas, dentro do projeto Nova Ponta da Praia.

 

Atualmente com 15 boxes, o Mercado de Peixes José Augusto Alves foi inaugurado em 1982 e recebeu a denominação em homenagem ao ex-presidente da Cooperativa Mista de Pesca Nipo-Brasileira, então um dos maiores comerciantes de pescados da região. A obra foi inaugurada pelo ex-prefeito Paulo Gomes Barbosa.

 

Referência na venda de peixe fresco, que atrai santistas, moradores da Baixada Santista, do Brasil e até de outros países, o equipamento funciona diariamente. Peixes em postas, iscas ou filés, moluscos, crustáceos e frutos do mar – uma infinidade de itens atrai os amantes de pescado ao local, onde também são feitas degustações de camarão, ceviche e isca de pescada oferecidas por chefs da região.

 

“O santista e pessoas de fora têm o hábito de vir aqui. Fazemos muita entrega em São Paulo e vendemos os produtos preparados para o transporte. Estrangeiros como chineses, japoneses, frequentam o mercado”, explicou Claudio Alves Cruz, que trabalha na administração do equipamento e participou da comemoração de aniversário.

 

A festa contou com som da dupla Renan do Valle & Tuzza Max e tenda com profissionais da rede Farmaconde para aferir pressão e medição de glicemia.

 
O Mercado funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, e aos domingos das 7h às 15h.

 

Novo edifício

O novo edifício do Mercado de Peixes está sendo construído na Avenida Mário Covas, entre as ruas Vereador Henrique Soler e Dona Amélia Leuchtemberg. Ele ocupará uma área de 1,7 mil metros quadrados para abrigar 20 boxes de venda de pescado (cinco a mais que o atual) e dois para comercialização de produtos como temperos e artigos de pesca.

Haverá bar no mezanino, estacionamento com 40 vagas e acesso de serviço independente. A obra integra o projeto Nova Ponta da Praia e está sendo totalmente custeada pela iniciativa privada por contrapartida prevista em lei.
 

 

Foto: Isabela Carrari/PMS