Notícias

Primeiros dias da 38ª Encenação encantam o público

20/01/2020

Os dois primeiros dias da 38ª Encenação da Vila de São Vicente foram marcados pela forte emoção por grande parte do público. Nem mesmo a chuva na estreia (dia 18) tirou o brilho do maior espetáculo em areia de praia do mundo. Mesmo para aqueles que já presenciaram  por diversas vezes, a forma como a história é contada ainda é capaz de encantar. "Sempre que eu venho para a Encenação é como se fosse a primeira vez. Foi tudo formidável e surpreendente. Cada ano vai melhorando e ficando mais bonita", elogia a servidora pública Aparecida Bettini.

 

Com o tema "Povo de Conquistas", a apresentação retratou por meio de mais de 600 atores e dançarinos da comunidade a Fundação do Município. Desta vez, o enredo é contado sob a perspectiva de uma artista que representa a Cidade e que, ao se encontrar com problemas pessoais, faz uma viagem junto com o personagem Tempo dentro dela mesma, para assim, relembrar seu passado e triunfos.

 

"A coreografia, a atuação… foi tudo feito com muito primor e sensibilidade. Incrível ver um espetáculo dessa magnitude. Eu vim de Praia Grande só para ter a oportunidade de assistir. Foi algo que eu sempre quis ver”, destaca a atendente Ana Letícia.

 

Acompanhando tudo pela primeira vez com os olhos extasiados, a professora Silmaria Domingues, ao lado da amiga Regiane Garcia, ressalta que a experiência foi enriquecedora e inesquecível. "É a primeira vez que eu vim prestigiar e foi tudo maravilhoso. É incrível ver a história de São Vicente ser contada dessa forma".

 

Para o Secretario de cultura Fabio Lopez comandar parte da produção foi um desafio, mas a população ajudou muito e foi primordial para tornar o espetáculo algo grandioso “A Encenação conta a história não só de São Vicente, mas do Brasil Colônia. Também mostra a força da população, colocando um grande grupo de pessoas para fazer cultura em diversos segmentos".

 

Sob a direção de Geyssa Alencar e Sabrina Olímpio, a abertura da peça teatral ao ar livre entregou a história de um povo forte e guerreiro, com uma ancestralidade rica, encenada por bailarinos e atores que mostraram a beleza e a diversidade de um povo.

 

"Eu sou apaixonado por esse momento. É o retrato e o resultado de um esforço coletivo de toda a Cidade. Cada um dos atores dessa comunidade ensaiou durante meses de baixo de chuva e sol e, juntos, conseguiram realizar um dos maiores espetáculos do mundo. Nós somos presenteados com o esforço de toda essa população, que ajuda a contar a história de São Vicente”, ressalta o Prefeito Pedro Gouvêa.

 

Para Gouvêa, o espetáculo é um verdadeiro show de atuação, mesmo diante de todas as dificuldades com a chuva no primeiro dia. "Ver o resultado final enche os nossos corações de orgulho e alegria. Comemorar o aniversário da Cidade, podendo trazer um investimento na cultura do tamanho que é esse evento, é algo bárbaro e grandioso".

 

A 38ª edição da Encenação de São Vicente segue até quarta-feira (22), data que marca o aniversário de 488 anos da Cidade.  O evento acontece, todos os dias, a partir das 20h na Praia do Gonzaguinha.

 

Foto Cássio Moraes/SEICOM/PMSV