Turismo na Baixada

chr34Tá chovendo, e agora?chr34 Conheça roteiros além das praias de Itanhaém

21/01/2020

É verão mas mesmo assim alguns dias têm sido de chuva e tempo fechado em praticamente toda a Baixada Santista, mas isso não significa o fim das férias. Itanhaém possui várias opções para aproveitar os dias mesmo com possíveis aguaceiros. De museus, prédios históricos a restaurantes, escolha a alternativa que melhor combine com o seu estilo.

 

Museu da Conceição de Itanhaém
O Museu é localizado na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico. É um dos prédios mais antigos da Cidade, tendo sido construído em 22 de abril de 1532. Sua primeira função foi como uma cadeia. Em 1561, recebeu sua primeira reforma: a construção de um segundo andar que 286 anos depois, passou a abrigar a Câmara Municipal.

 

Em 1964, deixou de ser cadeia e no início da década de 70 encerrou suas atividades como Câmara Municipal. O edifício ficou cerca de 30 anos desativado e no ano 2000 reabriu suas portas como museu. O andar de baixo ainda é preservado com as celas e portões originais, roupas antigas da Festa do Divino e aparelhos do tempo colonial, como panelas, moedores e rocas. Já o de cima, possui fotografias antigas do Município, jornais da época, moedas e documentos.

 

Localizado na Praça Narciso de Andrade, no Centro Histórico, o museu funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 11 horas. A entrada é R$2,00, sendo que crianças menores de 12 anos e idosos com mais de 60 anos são isentos à taxa. Professores e estudantes, apresentando as carteirinhas, têm direito à meia entrada.

 

Pinacoteca Municipal
O edifício foi inaugurado em 2006 como Casa do Olhar Benedito Calixto, um espaço para exposições artísticas e oficinas. Em 2015, ele foi fechado para reformas e dois anos depois foi reaberto como Pinacoteca Municipal, ainda com o mesmo intuito de abrigar exposições, bate-papos, workshops e incentivar a arte local.

 

Até o dia 30 de janeiro, estarão expostas as obras de Alberto Farah da exposição Retrospectiva. O conjunto traz quadros coloridos, com figuras humanas, animais e até formas geométricas abstratas. Além disso, também há esculturas de argila de máscaras e pequenos corpos femininos.

 

A Pinacoteca é localizada na Praça Carlos Botelho, no Centro Histórico. Fica aberta para visitações de terça a sexta-feira, das 9 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 11 às 17 horas.

 

Igreja Matriz de Sant’Anna
Estima-se que a Igreja tenha sido construída entre os anos 1642 e 1679, quando Itanhaém tornou-se uma Capitania. Ao longo dos anos, o prédio sofreu várias reformas com a ajuda dos moradores. Em 1942, as Igrejas da Cidade foram reconhecidas como monumentos nacionais pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN).

 

Por dentro, ela preserva aspectos importantes da arte sacra brasileira, com os seus altares e esculturas. É localizada na Praça Narciso de Andrade e está aberta para visitação todos os dias, das 9 às 21 horas.

 

Igreja Nossa Senhora do Sion

Também compondo o roteiro de turismo religioso da Cidade, está a Igreja Nossa Senhora do Sion. É uma das únicas do litoral com uma arquitetura no estilo romano. O teto e o altar são decorados com imagens de Nossa Senhora.

 

O prédio foi construído por Joaquim Branco, que depois de visitar o município em 1917, bolou o projeto arquitetônico. A Igreja fica aberta de segundas e quartas-feiras, sábados e domingos, das 8 às 20 horas. Às quintas, terças e sextas-feiras, das 8 às 17 horas.

 

Casa do Artesão
Foi inaugurada em dezembro de 2019 com o intuito de fomentar o artesanato no Município e dar visibilidade a diferentes tipos de arte. Os artesãos expõem seus trabalhos durante toda a semana, menos aos domingos. Lá, você encontra artigos de decoração, bolsas, colares e pulseiras, brinquedos e muito mais. Grande parte dos trabalhos é feita com material reciclado.

 

A Casa funciona de segunda a quinta-feira, das 9 às 17 horas, e sextas e sábados, das 9 às 20 horas, na Avenida Presidente Kennedy, 222, na Praia dos Sonhos.

 

Roteiro Gastronômico
Agradando todos os gostos, a Cidade conta com diversas opções de estabelecimentos de alimentação. São hamburguerias, bares, restaurantes de frutos do mar, de comida japonesa e de pratos tradicionalmente caiçaras. A Associação Comercial Agrícola e Industrial de Itanhaém (ACAI) possui um festival anual chamado Sabores Caiçara, com uma seleção de bares e restaurantes no Município para você conhecer.

 

Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bonfim
A Biblioteca foi fundada em dezembro de 1964, mas só passou a ocupar o espaço que ocupa hoje em 1999, quando este deixou de ser a sede da Prefeitura. O acervo, com aproximadamente 50 mil volumes, é composto por livros, folhetos, mapas, manuscritos, gibis, jornais, revistas e livros adaptados para pessoas com deficiência visual (Braille) e audiobook. O prédio fica na Rua Cunha Moreira, 71, no Centro, e funciona das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

 

Centro de Educação Ambiental
Inaugurado em abril de 2019, o CEA ocupa o local do antigo Centro de Pesquisas, que abrigava estudos e pesquisas em relação à flora local, além do mangue e do rio. Depois da data, passou a receber a visita de estudantes para projetos de educação ambiental.

 

A principal atração do lugar é a Sala da Biodiversidade, um espaço dedicado aos três biomas da região: marinho, rios, mangues, além de um acervo com ossos de animais de pequeno, médio e grande porte, conchas, rochas e ferramentas indígenas. As visitas são monitoradas, de maneira que os visitantes possam absorver mais conhecimentos.

 

O Centro é localizado na Rua Dom Sebastião Leme, 195, no Ivoty. É importante ressaltar que as visitas devem ser agendadas com antecedência pelo telefone (13) 3427-8533 ou pelo e-mail [email protected].

 

Cinema
O Cinemar Itanhaém é localizado na Avenida Presidente Kennedy, 126, na Praia dos Sonhos, e possui sessões todos os dias, das 14h40 às 21h40, com diversos filmes em cartaz. Toda quarta-feira é dia de promoção. Então, todos os filmes têm desconto, menos os em semana de estreia.

 

Espaço Gabinete de Leitura
Com mais de 115 anos de idade, o espaço é utilizado para diversas atividades culturais, como exposições, oficinas, mostras de filmes, eventos de contação de histórias, entre outros. O gabinete fica na Praça Carlos Botelho, 149, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.

 

Foto Divulgação/PMI