Notícias

Carreta da mamografia é acessível para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida em Santos

23/01/2020

As mulheres com deficiências, cadeirantes ou com mobilidade reduzida podem realizar exame na carreta da mamografia do programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado, numa parceria com a Prefeitura de Santos. A unidade móvel conta com elevador hidráulico e atende até 1º de fevereiro de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h, ao lado do Centro Cultural da Zona Noroeste (área do Estradão, na Areia Branca).

 

A funcionária pública Célia Regina Saldanha Diniz, 61 anos, aproveitou para fazer o exame nesta quinta (23). “Entendo que ainda falta muito para termos acessibilidade e estou muito feliz de ver que um programa itinerante respeita as mulheres cadeirantes”, diz Célia, que também é conselheira municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e ajudará a divulgar o serviço para outras mulheres que têm a mesma condição.

 

“O atendimento aqui foi 10”, disse ela, que vai apontar ao governo estadual algumas sugestões para ampliar a acessibilidade do serviço. “O atendimento de saúde às mulheres com deficiências tem que ser oferecido em igualdade de condições para todas as mulheres”, ressalta a coordenadora municipal de Políticas para Pessoas com Deficiências, da Prefeitura de Santos, Cristiane Zamari.

 

De acordo com a responsável pela carreta do Mulheres de Peito em Santos, Tamires Santos, também podem se beneficiar do elevador hidráulico todas as demais pessoas com dificuldades de locomoção. “Não apenas as cadeirantes, mas também aquelas mulheres com andador ou dificuldades de subir pela escada”.

 

SERVIÇO
As mulheres de 35 a 49 anos podem realizar o exame de mamografia na carreta desde que apresentem pedido médico. De 50 a 69 anos, não precisa de pedido e basta procurar a unidade no horário de funcionamento. Todas as pacientes precisam levar documento de identificação com foto (RG ou CNH, por exemplo) e apresentar o cartão SUS ou informar o número deste documento.

Durante os dias úteis (segunda a sexta) a capacidade é de 50 exames por dia e, aos sábados, de 25. Os resultados ficam prontos em até duas semanas e são enviados para a unidade básica de referência da paciente. Podem realizar os exames mulheres de Santos e de outras cidades.

 

Foto: Isabela Carrari/PMS