Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Notícias/Regional | 24/01/2020

Guarujá abre 25 vagas para curso de Doulas

A Prefeitura de Guarujá abre 25 vagas para curso gratuito de Doulas Comunitárias. As inscrições acontecem somente nesta segunda (27) e a capacitação é voltada para lideranças comunitárias e agentes de saúde.


A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve", e se refere a uma assistente de parto, sem necessariamente formação médica. Ela acompanha a futura mamãe durante o período da gestação até os primeiros meses após o parto, com foco no bem estar da mulher. Cabe à doula proporcionar informação, acolhimento, apoio físico e emocional.

 


Curso
O curso tem carga horária de 30 horas e acontece em dois finais de semana de março, nos dias 14/15 e 21/23, das 8 às 18 horas, na Sede da Guarda Municipal de Guarujá (Rua Dr. Carlos Nehring, 405 - Jardim Helena Maria). Ao final da capacitação, as participantes recebem certificado.

 


Na grade curricular, temas como: o renascimento do parto; o que é Doula; evidência científica, benefícios; noções básicas de anatomia e fisiologia do parto; tipos de parto; intervenções no parto e suas indicações; alívio não farmacológico para a dor do parto; práticas integrativas na assistência ao trabalho de parto; violência obstétrica /direitos das mulheres, entre outros.

 

Para se inscrever os interessados devem acessar o link e preencher a ficha de inscrição.


Leia também