Criar e Construir

Criando e construindo um novo tempo

25/01/2020

2020 deve ser um ano especial, quando uma série de tecnologias e conhecimentos dispersos vão se encontrar no desenvolvimento de novos produtos que – neste primeiro mês do ano – mal temos ideia de quais serão. 

Neste novo espaço, vamos conversar sobre temas tradicionais como Arquitetura, Design (criação) de Interiores, Engenharia, Construção. Porém, vistos sob novas lentes, observando as transformações que surgem e como elas afetarão nossas vidas, nossas moradias, a forma de planejar e de construir os imóveis e as cidades.

Em outros trabalhos, nas últimas três décadas, tive oportunidade de conhecer e até antecipar novas tendências. Quando disse, em 1996, que o concorrente mais próximo da loja da esquina estaria situado talvez do outro lado do mundo, alguns comerciantes riram e não acreditaram. Pois é… Suas lojas não existem mais, seus modelos de negócio foram extintos. Era a Internet que entrava na vida das pessoas, era o celular agregando múltiplas funções (e às vezes servindo até para telefonar!).

Agora, vagamente ouve-se algo sobre Internet das Coisas (IoT, na sigla inglesa), 5G, carros voadores, espaço phygital (conexão real-virtual), edifícios inteligentes… como tudo isso junto vai impactar em nosso modo de vida? Que implicações isso trará? As garagens dos prédios passarão a ser na cobertura? Uma impressora 3D substituirá a cozinha? As moradias não terão mais fiação elétrica e tomadas? Não riam, por mais estranho que pareça…

 

Nossa casa e nossa vida mudarão muito com as novas tecnologias
Vamos falar de novos produtos que já estão nas lojas (ouviu falar de eletrofita, de led dimerizável?), mas também de coisas e conceitos que estão sendo anunciados (impressora 3D de refeições!) ou em desenvolvimento e apontam novas tendências.

Todos nós temos de nos preparar, pois um prédio não salta da prateleira pronto para enfrentar 20, 30 anos de mudança acelerada nos padrões… quantos hoje possuem tomadas USB nas paredes? E até quando isso será útil ou necessário, se já existem carregadores sem fio no mercado?

Convido o leitor a nos acompanhar nesta fascinante aventura. A trilha que seguiremos, vamos construindo juntos na medida em que a percorrermos. O destino? Saberemos quando terminarmos de criá-lo. Até lá.
 

 

*Esta cena tem uma história: foi criada pelo estúdio santista Black Maria em 1998, sendo incluída no primeiro CD-ROM em HTML do Brasil. É uma visão de como seria Santos em 2098 (e Guarujá ao fundo). Ainda temos 78 anos para completar esta imagem… só falta o carro voador, que aliás tem seus primeiros modelos divulgados em 2020…