Notícias

Erros que fazem o apartamento parecer menor

25/01/2020

Morar em apartamentos pequenos é uma realidade para muitos brasileiros que enfrentam o desafio de organizar a vida com pouco espaço. “Sem o suporte de profissionais especializados, as escolhas dos moradores podem se interferir na harmonia da decoração e não oferecer o conforto esperado”, destaca Fernanda Mendonça, do escritório Oliva Arquitetura. Em conjunto com a sócia Bianca Atalla, as profissionais destacam os erros mais comuns que fazem os espaços pequenos parecerem ainda menores e as soluções para não errar.

 

Comprar mobiliários mal dimensionados
Antes de adquirir um sofá, rack, poltrona ou outras peças para compor a decoração, é fundamental tirar as medidas que colaboram para duas importantes decisões: a escolha do modelo e a definição do local a ser instalado. “Antes de ir às compras, medidas anotadas garantem o encaixe perfeito”, aconselha Bianca Atalla.

 

Manter os cômodos todos separados
A integração dos ambientes colabora para atenuar impressão de lugar pequeno. Eliminar uma parede para conectar dois cômodos depende do espaço disponível. Para delimitar a ideia original de ambiente, divisórias vazadas são alguns dos recursos empregados nos projetos. A marcenaria entra em ação quando a união também pede momentos de privacidade. Com portas retráteis, a sala de TV, conectada ao jantar, passa a ser um lugar reservado com o fechamento das folhas.

 

Escassez de iluminação natural
A ausência da iluminação natural – decorrente de janelas menores instaladas pelas construtoras – tem se tornado frequente nos imóveis, contribuindo para a sensação de ambientes apertados. 

 

“Em casos assim, recorremos às normas do condomínio para verificar possibilidade da troca por um modelo maior. Se permitido, o investimento contribui para a sensação de amplitude e bem-estar dos habitantes”, diz Fernanda.

 

Exageros na decoração
Quanto mais decorado melhor, certo? Errado! Segundo as arquitetas do Oliva Arquitetura, as pessoas costumam acreditar que deixar espaços com aspecto de vazio é uma escolha errada. Todavia, pesar na decoração, além de deixar o ambiente carregado, deixa aquela sensação de ambiente pequeno.

 

Por isso, a dica é trabalhar o equilíbrio na escolha de quadros e objetos decorativos e a instalação de prateleiras, entre outros pontos. 

 

Foto Jenifer Gimenez