Santos

Novo Mercado de Peixes de Santos terá estrutura que garante mais higiene

28/01/2020

O Novo Mercado de Peixes de Santos terá uma moderna estrutura climatizada, com maior segurança e um ambiente em que a higiene será contemplada em diversos aspectos, permitindo maior acesso e interesse dos consumidores a esse tipo de produto. As obras estão em mais de 70% de execução, com previsão de entrega para março de 2020.

 

Em área de 1,7 mil m², o novo edifício está sendo erguido na Avenida Mário Covas e contempla 20 boxes para comercialização de pescado (cinco a mais que o atual) e dois para comercialização de produtos como temperos e artigos de pesca. O ambiente será climatizado e contará com bar no mezanino, vestiário para funcionários e, ao lado do edifício, será construído um bolsão de estacionamento com 40 vagas.

 

Conforme explica o engenheiro responsável pela obra, Gustavo Barrio, o Novo Mercado de Peixes de Santos terá estruturas que contribuem diretamente com a maior assepsia dos ambientes, como o sistema de escoamento de água e climatização do local.

 

“Além de ser um ambiente fechado, o prédio terá um sistema de drenagem de esgoto com separação de detritos, como as escamas de peixe, evitando entupimentos. Esse sistema também impede a entrada de ratos pelo encanamento”, comenta o engenheiro.

 

Ainda haverá filtros para dispersão do ar, eliminando qualquer possibilidade de odor na região, câmara fria nos boxes e espaço refrigerado para triagem, gelo e lixo.

 

Atenção à qualidade e higiene

Toda essa atenção com uma estrutura para maior higiene do local não é à toa. Conforme recomendações do Conselho de Nutricionistas, um fator muito importante na hora de consumir peixes é em relação ao local de compra do produto. “É importante que os peixes sejam adquiridos em locais que se apresentem limpos e organizados e que ofereçam opções de boa qualidade e em bom estado de conservação”, diz a nutricionista do Conselho Regional de Nutricionistas de São Paulo (CRN-3), Viviani Fontana.

 

Neste quesito, o Novo Mercado de Peixes de Santos contribuirá diretamente no processo, podendo, inclusive, incentivar o maior consumo do produto. 

 

Investimento em obras para o desenvolvimento de Santos

As obras de modernização do Mercado de Peixes só estão sendo possíveis, pois a Lei de Uso e Ocupação do Solo, aprovada pela Câmara Municipal de Santos, em 2018, passou a garantir à Prefeitura Municipal de Santos um novo tipo de imposto, permitindo receber investimentos em obras para o desenvolvimento da cidade.

 

Foto Divulgação