Esportes

17ª Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana acontece em março

03/02/2020

A Volta à Ilha de Santo Amaro de Canoa Havaiana, considerada a disputa mais longa do Mundo na modalidade, chega à 17ª edição no dia 14 de março. Serão 75 quilômetros de remadas, com largada e chegada em Santos, em trechos de mar aberto, costeira, rio e até mesmo no Porto, exigindo muita força e, acima de tudo, estratégia. As inscrições seguem abertas até a próxima quinta-feira (6), pelo site oficial do evento que apresenta todas as informações, incluindo o mapa. 

 

A prova já se tornou referência no Brasil, quando se fala em desafio na canoa havaiana. Os atletas competem em equipes com nove atletas, promovendo revezamento durante todo o percurso, uma vez que seis competidores sempre ficam remando e três acompanham no barco de apoio.

 

Em ação as categorias masculina open, feminina open, mista open e também masculinas 40+ e 50+. “Essa prova é sempre um grande desafio, principalmente antes da largada, quando as equipes precisam se organizar em toda a estratégia de revezamentos, alimentação, escolher barco de apoio, staffs. Tudo precisa estar planejado para que no dia os atletas estejam concentrados para remar”, afirma o idealizador do evento, Fábio Paiva, um dos maiores entusiastas da modalidade no Brasil.

 

A prova passa por três cidades. A largada será na Praia da Aparecida, em Santos, e os atletas seguem em direção à Ilha das Palmas, depois vão costeando a Ilha de Santo Amaro, onde fica Guarujá, primeiro no mar, com chances de ondulação, até o Forte de São João, em Bertioga. De lá, seguem pelo rio, com riscos de baixios, até o Porto de Santos, para seguirem pelo trecho final até o ponto de partida. “Sem dúvida é uma prova muito estratégica”, complementa Paiva.

 

Foto: Ivan Storti