Notícias

A parede como protagonista no ambiente

08/02/2020

Na hora de decorar a casa, é normal ter receio em ousar nos revestimentos e materiais nas paredes. Afinal, é mais fácil apostar no clássico branco, ou tons neutros, que costumam combinar com tudo. Mas, ao mesmo tempo, o monótono pode enjoar ou até mesmo dar a sensação de que está faltando algo no décor.

 

Os arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, afirmam que a parede pode sim assumir o protagonismo na decoração de um ambiente. Seja com uma cor diferente ou a aplicação de materiais diversos, a divisão entre espaços pode alçar, de forma muito harmoniosa, o centro das atenções no espaço. Confira algumas ideias para se inspirar!

 

Combinação 

Nas paredes deste projeto litorâneo, a combinação do revestimento em madeira clara – uma opção versátil e que ilumina o espaço – criou uma composição aconchegante. “O mais bacana da madeira é que ela pode escurecer ou iluminar um ambiente, trazer o clima moderno ou rústico, sem contar que sempre contribui para a sensação de conforto”, explica Erika.

 

Estampa

Revestir a parede com um tecido é uma ótima possibilidade para diferenciar a decoração, já que é capaz de reproduzir vários estilos. Para trazer uma essência pautada no natural, o tecido com estampa de folhagens pode proporcionar um clima despojado e jovem para uma cozinha de apartamento, por exemplo.

 

Mix de cores


O papel de parede, sem dúvida, é um clássico na decoração, além de ser um item versátil e prático. O material trouxe mistura de estampas em cores claras para um quarto de crianças. Da parede, os elementos do cômodo podem acompanhar as cores dos cômodos. 

 

Foto: Luis Gomes