Empreendedores

Juntos pelo amor por viajar

08/02/2020

Neusa Martinez e Christian Cote são de gerações bem diferentes, mas compartilham de um mesmo amor: viajar. Ela começou a trabalhar com turismo despretensiosamente, na década de 1960, para levar alguns amigos para fazer compras no Brás, em São Paulo. Em 84 criou a Empresa Santista de Turismo, no bairro Campo Grande. Ao todo, são 60 anos de muitos roteiros. Assim, Neusa e a Est-Tur seguem firmes, agora em parceria com a Cote Tur, criada pelo jovem.

“Conheço o Christian desde que ele era criança. É um excelente menino, apaixonado por viajar. O meu filho e os netos já têm suas profissões e não se interessaram muito pelo turismo. Então, o chamei para trabalhar comigo. Ele veio para renovar e oferecer novos produtos. A Cote Tur atua, principalmente, em destinos de fim de semana”, explica Neusa, que relembra, com carinho, do início de sua agência.

“Quando comecei a trabalhar com isso, nós usávamos livros para anotar tudo. Não existia computador! Levei um tempo para conseguir ter nome na praça. Foram muitas viagens para o Brás, depois Paraguai. Trabalhei por muito tempo sozinha, sem espaço físico, e conheci muitos lugares do mundo inteiro. Meus clientes são uma família”, comemora.

A Est-Tur é diversificada: pacotes, voos, cruzeiros, documentação para vistos, seguros, passaportes são alguns serviços oferecidos.

“Nosso sucesso é devido ao preço excelente, facilidade de pagamento e qualidade no atendimento. Entre os pacotes de roteiros nacionais, Botucatu, Barra Bonita e Jaú, Caldas Novas e Águas de São Lourenço são os mais procurados. Além dos que chamamos de bate-volta”, explica Christian.

A sede da agência, na Rua Carvalho de Mendonça, está passando por reforma. Mas nada que impeça o trabalho de Neusa e Christian. “Quero continuar com o turismo até Deus me levar. E quero que minhas cinzas fiquem aqui, na agência”, diverte-se Neusa.