Notícias

Em Santos, vereadores se reúnem em Audiência Pública sobre o fim do Fundeb

05/02/2020

A diretoria da União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) realiza nesta sexta-feira (7), às 9h, no Teatro Guarani (Praça dos Andadras 100, Centro) uma Audiência Pública Regional sobre o fim do Fundeb. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação foi criado pelo Governo Federal através da Emenda Constitucional 53/2006, que coloca a vigência do mesmo até o final de 2020. Este importante aporte de recursos aos municípios foi criado para ajudar a custear as despesas em educação.

 

A data foi definida durante no último dia 24/1, na Câmara Municipal de Praia Grande, com a presença de técnicos da Educação de cidades da Região, que apresentaram a aplicação dos recursos em cada município. Na Região, o montante é empregado quase que em sua totalidade no pagamento de professores.

 

O grupo vem se preparando para a Audiência Pública Regional desde o ano passado. Além desta reunião, o colegiado teve outros eventos prévios, bem como um encontro com a deputada federal Rosana Vale, que se comprometeu a reivindicar a presença de um representante do Ministério da Educação no evento.

 

Para a vereadora Audrey Kleys (Progressistas-Santos), a Audiência servirá para esclarecer o futuro dos municípios. "O que se sabe é que o Ministério da Educação já declarou que não vai terminar. Mas, qual vai ser a proposta? Começar do zero? Vai dar tempo? Precisamos saber", comentou.

 

O presidente do colegiado, vereador de Praia Grande, Roberto Andrade e Silva, o Betinho (MDB), ressaltou a importância da bandeira. "O Fundeb, assim como o financiamento da educação, como um todo, são questões que atingem diretamente a qualidade do ensino e seu desenvolvimento", finalizou.

 

Foto Reprodução