Notícias

Maracatu Quiloa promove mostra de arte e cortejo em Santos

06/02/2020

Os instrumentos percussivos, a Corte, as baianas, a dança afro e o estandarte já estão prontos para ganhar as ruas de Santos. Entre esta quinta-feira (6) e domingo (9) o Maracatu Quiloa promove a tradicional Mostra de Arte, além do 15º Cortejo pelas ruas do Centro Histórico, com o objetivo de não só contar a história do maracatu, sua origem e tradição, mas também celebrar a trajetória do grupo e as características do baque virado produzido na Baixada Santista.

 

Com 16 anos de atividades, o Quiloa, conjunto que se dedica a pesquisar e promover atividades de formação e difusão do maracatu e a cultura popular, ocupa diferentes espaços da Cidade para atingir o maior número de pessoas, além de levar a cultura popular para bairros mais afastados do Centro.

 

Esse ano, o grupo santista olha para sua trajetória e abre as portas para o público conhecer parte do que foi realizado ao longo de quase duas décadas, tornando público elementos do maracatu de baque virado, e seus mais de 220 anos, integrados às peculiaridades da vida em Santos.

 

Destaques da Programação

Na quinta-feira (6), às 9h, a Mostra começa com ‘Maracatu na Escola’, ação permanente do Quiloa de levar a cultura popular para a rede pública de ensino, que dessa vez ocorre na UME José da Costa e Silva Sobrinho (R. Lúcia Hehl Caiaffa, 375, Piratininga).

 

Ainda no mesmo dia, às 18h, no Polo Centro (Rua General Câmara, 102, Centro) tem a palestra ‘Intolerância: Por quê?’, com o professor Ademir Santos. Em seguida, o público confere a exibição do teaser do curta ‘Quiloa da Rua ao Palco’ e a abertura da exposição ‘Vivências Quiloa’.

 

Na sexta-feira (7), às 20h30, o destaque da programação é a ‘Roda de Jongo’ com o Grupo Jongo de Piquete na Praça Ribeiro de Moraes e Silva (em frente ao Sesc Santos).

 

No sábado (8), às 10h, acontece ‘Vivência de Dança Afro’, 10h, no Polo Quiloa Porto (Av. Mário Covas, 2414, Estuário). Já às 11h, rola a atividade ‘Baque Coletivo – Encontro com o Maracatu Mirim’, no Polo Vila Sapo (Rua Republica do Equador, 148). No foyer do Teatro Sesc (Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida) haverá ‘Vivência de Jongo’, com o Mestre Gil, às 14h30 e para fechar o dia ocorre Festa no Polo Porto, a partir das 18h.  

 

Domingo (9), às 16h, é o dia do 15º Cortejo de Quiloa seguir pelas ruas do Centro Histórico, com partida da Praça Mauá. 

 

Foto Rê Sarmento/PMS