Mundo Teen

Sobre nós e para nós

08/02/2020

Ei vem cá, vou te contar: Depressão na adolescência não é mimimi.

 

Infelizmente muita gente ainda acha que as crianças quando chegam na adolescência atingem a fase de “aborrecentes”, mas isso pode esconder ou mascarar a Depressão na Adolescência. Por ser justamente uma fase onde as crianças passam por transformações em vários setores da vida, em seus corpos e no comportamento, e ainda ter que lidar com frustações, bullying, a pressão pela escolha de uma carreira profissional, entre outros conflitos que podem funcionar como agravantes. Como personagem atuante dessa transformação, posso dizer o turbilhão da minha mente em muitos momentos.

 

O problema não só existe, mas como já é bem comum no mundo teen, atinge um em cada cinco jovens entre 12 e 18 anos. E o diagnóstico muitas vezes passa despercebido por nossos pais e médicos, e como consequência muitos de nós adolescentes acabam passando por essa tempestade sem tratamento algum.

Muitos até querem pedir ajuda, mas também não sabem como, pois se sentem julgados e diminuídos pela família ou pelos colegas. Já vivenciei alguns dias deprê, mas para minha felicidade são apenas dias e não se estenderam a ponto de eu ter que pedir ajuda. Mas fica aqui meu alerta, amigos e colegas: NÃO SILENCIEM!

 

Ao notarem uma mudança de comportamento, conversem, avisem aos pais dos amigos, aos professores e sejam solidários.  Dividir experiências e frustações nos deixa mais fortes.

 

E você que passa por algo parecido, saiba pedir ajuda, tenho certeza que você não estará sozinho e conta comigo!

 

Beijos da Vic!