Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Notícias/Local | 13/02/2020

Nova Entrada de Santos: começa a cravação de estacas dentro de rio

Das 66 estacas que serão cravadas dentro do Rio São Jorge, para a construção do trecho da ponte que passa em cima do rio, seis foram implantadas na manhã da última quarta-feira (12). No total, serão 495 estacas ao longo dos 600 metros de extensão da ponte, sendo que 332 já foram cravadas, representando 67% do trabalho executado. O projeto faz parte da Nova Entrada de Santos.

 

Para a cravação das estacas, foi montada uma balsa de 400 toneladas, com 18 metros de largura por 32 metros de comprimento, que dá suporte à construção da ponte.

 

Em cima da embarcação, está colocado um guindaste com cerca de 40 metros de altura, que sustenta 110 toneladas. Na margem do rio, há outro guindaste que sustenta 75 toneladas e que está sendo utilizado na mesma operação.

 

“As estacas cravadas na parte do rio têm cerca de 55 metros de profundidade”, destacou o engenheiro da Queiroz Galvão, Cesar Rizzo Fiuza.

 

Os equipamentos usados na construção da Nova Entrada de Santos farão o deslocamento dos materiais de um lado para outro e também cravarão as estacas, unindo o martelo vibratório para a execução desse trabalho específico.   

 

Etapas

Após a cravação das estacas dentro do rio, serão feitas as fundações e as estruturas da ponte. Um rebocador (barco) será utilizado para mover a balsa quando necessário e como apoio para levar materiais durante os trabalhos.

 

A balsa possui vãos com pinos de atracação que a deixam parada como uma plataforma. A força da corrente das águas do rio não balança a balsa. 

 

Ponte 
A ponte sobre o Rio São Jorge integra a etapa 4 do Programa Nova Entrada de Santos e possui várias frentes de trabalho dentro do canteiro de obras. Uma delas é a concretagem da laje da ponte, na parte seca do terreno, que já atingiu 5%. Isso representa duas lajes de 400 metros quadrados concretadas.

 

E, do total de 81 vigas, 42 foram concretadas, representando 52% dos trabalhos. As vigas lançadas somam 21. A ponte possui 56 blocos no total e, até o momento, 24 foram executados. Dos 48 pilares, até esta quarta (12), foram implantados 18.

 

Dados
Projetada com 600 metros de extensão e duas pistas (com duas faixas cada), a ponte sobre o Rio São Jorge deve ser concluída em dezembro deste ano. Nas duas extremidades serão construídas rotatórias que complementam o projeto.

 

Vistoria
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, vistoriou o canteiro de obras da ponte sobre o Rio São Jorge na manhã da quarta-feira (12). Ele estava acompanhado dos técnicos da empresa Queiróz Galvão, que realiza a obra e dos técnicos do Programa Nova Entrada de Santos. “Essa ponte vai mudar a história da Zona Noroeste e trazer muitos benefícios para a vida de milhares de pessoas. Fará a conexão da Zona Noroeste com a Via Anchieta, sem que os veículos que estejam nessa região precisem ir até a entrada da Cidade para acessar a rodovia”, afirmou.

 

Foto: Isabela Carrari/PMS


Leia também