Santos

Exposição em Santos marca os 153 anos da Estação do Valongo e da primeira ferrovia paulista

14/02/2020

Parte da história da pioneira São Paulo Railway (SPR), a primeira ferrovia paulista, e da Estação do Valongo pode ser conferida na programação especial a ser promovida neste sábado e domingo (15 e 16), em comemoração aos seus 153 anos. A estação, sede da Secretaria de Turismo de Santos (Setur) desde 2004 e do Estação Bistrô Restaurante-Escola, foi inaugurada em 16 de fevereiro de 1867, com a chegada do primeiro trem a vapor da linha que ligava a capital ao litoral.

 

A programação será realizada na Garagem do Bonde Roberto Mehanna Khamis (Largo Marquês de Monte Alegre, ao lado da estação) e envolve visita monitorada aos carros históricos ferroviários, exposição de 58 imagens do final do século 19 e início do 20, e ainda mostra de peças originais de comunicação da SPR, a exemplo de telégrafo, placa de 'apite', bandeiras de sinalização e sinaleiros luminosos. Para completar, o público poderá apreciar uma maquete modular de ferreomodelismo.

 

A programação é desenvolvida pela Setur, em parceria com a recém-fundada Associação Brasileira de Preservação da Memória dos Transportes (MemoTransp) e a CET, e conta ainda com apoio da Secretaria de Cultura, Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF – Regional São Paulo) e Ferreoclube do ABC (FcABC).

 

VISITAS MONITORADAS – As visitas aos carros históricos ferroviários, monitoradas por guias de turismo da Setur, serão realizadas das 11h às 16h, a cada 60 minutos, para grupos de até 30 pessoas. As senhas, gratuitas, estarão disponíveis na bilheteria da Linha Turística do Bonde, que funciona no Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo). Os carros foram doados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e, desde dezembro de 2018, encontram-se na garagem dos bondes, instalada no Armazém 12-A, o último armazém de ferro do porto, que antes funcionava na margem direita do cais.

 

O carro Presidencial, de 1909, é o mais luxuoso. Com 16 poltronas estofadas e banheiro, era utilizado para viagens inaugurais e com autoridades – ele transportou ex-mandatários do país como Getúlio Vargas, Afonso Pena e Washington Luís.

 

Utilizado em viagens de inspeção por técnicos e engenheiros ferroviários, o carro Administrativo, de 1913, possui uma cauda panorâmica de vidro e capacidade para 23 pessoas. Já o carro Buffet Pullman (1922) foi usado pela São Paulo Railway até 1947, inclusive nas viagens regulares entre Santos e a capital. Com capacidade para 14 pessoas, tem cozinha com bar e banheiro.

 

Foto: Isabela Carrari/PMS