Santos

Basílica do Embaré é ponto de parada de city tour em Santos neste fim de semana

14/02/2020

História e curiosidades da Basílica Menor de Santo Antônio do Embaré estão no trajeto da Linha Conheça Santos neste sábado (15) e domingo (16).

 

O micro-ônibus com ar-condicionado e monitoria de guia de turismo da Secretaria de Turismo durante todo o trajeto sai às 10h e às 14h, da Praça Luiz La Scala (Aquário), em frente à Rua Roberto Sandall, para um passeio panorâmico de cerca de 1h30 por 40 locais de interesse turístico-histórico – entre eles estão Orquidário, palácios Saturnino de Brito e José Bonifácio, museus Pelé e do Café. A cada fim de semana, há parada para visitação a um equipamento diferente.

 

A passagem custa R$ 15,00, pagos diretamente ao motorista – não há necessidade de reserva.

 

PIO XII

Em imponente estilo neogótico, a igreja foi inaugurada em 1945, sendo elevada pelo papa Pio XII, em 1952, à categoria de basílica. Sua origem remonta a uma pequena capela erguida em 1875 por Antônio Ferreira da Silva Jr., o Visconde do Embaré, e esposa, tendo sido entregue em 1913 aos frades franciscanos, que iniciaram a nova edificação em 1930. O projeto da Basílica é de Maximilian Emil Hehl, o mesmo arquiteto que projetou a Catedral da Sé de São Paulo. 

 

Foto: Carol Fariah