Geral

Socorro, meu Pet tem muita energia!

17/02/2020

Você não resistiu ao encanto de um pet e levou aquele animalzinho fofo para casa, mas agora não sabe bem o que fazer para promover o desenvolvimento saudável do cão?

 

Saiba que existem opções que trazem benefícios para o cão e para seu tutor.

 

Todos conhecem os benefícios do esporte para humanos: melhor preparo físico, aumento da autoestima e equilíbrio mental. O que muita gente pode não ter percebido é que o esporte também contribui com a saúde física e mental dos cachorros. 

 

Além da caminhada diária (uma obrigação para qualquer pessoa que tem um cachorro), também é necessário buscar outra prática esportiva, mais intensa e indicada para todos os cães ativos é ai que entra o Agility.

 

Agility é um esporte praticado por duplas compostas de um cão e seu condutor. As regras iniciais foram baseadas no hipismo. O objetivo é terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível, tornando assim o agility uma prova de Habilidade.

 

Qualquer cão, seja ou não de raça, pode praticar o agility desde que suas condições de saúde assim o permitam. Os cães são distribuídos em categorias de acordo com seu tamanho: mini, midi e standard.

 

O condutor deve conduzir seu cão apenas usando gestos e comandos verbais, porém o cão nunca poderá ser tocado com as mãos de forma voluntária, tão pouco pode ser estimulado com brinquedos ou comida.

 

Todas as pessoas que tem cães de trabalho: seja de pastoreio, guarda, caça e não são utilizados para esses fins, deve fazer esse animal queimar energia para que não desenvolva manias destrutivas e/ou até mesmo agressivas, um cão que é originalmente nascido para trabalhar em uma fazenda não deve ficar preso em um apartamento, a energia está em seu DNA, o animal precisa gastar essa energia de algum jeito, o Agility é uma das maneiras que o tutor pode usar para equilibrar o cão, estreitar a relação com seu dono que, uma forma lúdica faz com que o cão passe por vários obstáculos aprenda várias manobras e reforce a confiança em seu condutor. 

 

Diferente de andar com seu cão por 2 horas, em 15 minutos de agility seu cão terá que pensar, correr e obedecer ao seu condutor ficando equilibrados física e mentalmente, enquanto a caminhada só trabalha a parte física.

 

Como todo esporte, o agility se começa devagar, com exercícios simples que com o tempo vão evoluindo para etapas mais elaboradas.  Sempre com muito envolvimento e diversão para a dupla.

 

Se o seu cão está reativo, destruindo coisas ou mesmo puxando na guia experimente levá-lo para conhecer o esporte. 

 

Em Santos existe o centro de agility e recreação Lata’s Dog localizado a Rua Arabutan, 69 – na Ponta da Praia. As aulas são de segunda a sábado e com horários agendados. Mais informações: www.latasdog.com.br.