Santos

Nova pista em avenida de Santos recebe 400 toneladas de asfalto

17/02/2020

Com 85% dos serviços executados, a reurbanização da Avenida Francisco Ferreira Canto avança com a pavimentação da nova pista, aberta em área sem urbanização. Os serviços são executados desde a esquina com a Praça Albertino Moreira, onde atualmente os veículos acessam a pista antiga da Ferreira Canto, de mão dupla, até as imediações do ferro velho.

 

A estimativa é de que a aplicação de 400 toneladas de asfalto na segunda pista da Ferreira Canto seja concluída até quarta-feira (19). Paralelamente, prossegue a reurbanização da via. Para promover acessibilidade ao longo dos 750 metros da avenida da Caneleira, os passeios estão sendo reconstruídos em concreto desempenado, no padrão Calçada para Todos.

 

A obra envolve paisagismo e reformulação do sistema de drenagem, além de limpeza e manutenção do canal. Novos locais para embarque e desembarque são implantados, com uma baia de estacionamento para ônibus, visando facilitar o acesso de visitantes ao Engenho dos Erasmos, um dos pontos do passeio da Linha Conheça Santos – Zona Noroeste.

 

Novo pontilhão
Antes do início da pavimentação, foi concretado o novo pontilhão da Ferreira Canto, nas proximidades do final do muro do Jabaquara Atlético Clube. A estrutura, com 185m², faz parte da área da pista que está sendo aberta para dar fluidez ao trânsito e aumentar a segurança do tráfego. Servirá para melhorar o dia a dia de quem utiliza o caminho como acesso ao Morro Nova Cintra e à Zona Leste, que desemboca no bairro do Marapé.

 

Ciclovia
O projeto inclui uma ciclovia de 540 metros desde a Av. Nossa Senhora de Fátima até o sopé da Nova Cintra, em concreto pigmentado vermelho, para diminuir a periodicidade da manutenção. A pista será interligada com as ciclovias das avenidas Jovino de Melo e Eleanor Roosevelt e ampliará a malha cicloviária de Santos, que atualmente soma 47,6km de pistas exclusivas para bicicletas.

 

Foto: divulgação