Esportes

Paratleta de Santos bate recorde na Espanha e sonha com Tóquio

25/02/2020

A paratleta cadeirante Vanessa Cristina, da equipe Fast Wheels/Semes/Fupes, venceu neste domingo (23) a Maratona de Sevilha, na Espanha. Com o tempo de 1h40min21s, além vitória, ela quebrou o recorde brasileiro, superando a marca de 1h42min16s, estabelecida por Aline Rocha.

 

“Estou muito feliz por vencer minha primeira maratona no exterior e levar esse lindo troféu para Santos. Consegui bater o recorde brasileiro e fiquei muito próxima de garantir o índice para os Jogos Paralímpicos. Vinha com sobras até o quilômetro 38, quando infelizmente o grupo em que eu estava se envolveu num incidente com um ciclista. Isso fez nosso ritmo cair. Mas agora sigo mais confiante na busca da vaga para Tóquio”.

 

O técnico Eduardo Leonel, comentou o desempenho. “Foram cinco maratonas em menos de quatro meses. Ela aguentou bem a carga de treino, viagens e competições. Agora não será fácil entre março e abril, com mais três maratonas. É fisicamente complicado, mas tecnicamente um lastro absurdo. De novembro até agora, baixou em quase cinco minutos a própria marca. Com a vitória em Sevilha, ela se coloca entre as melhores do mundo.

 

Tóquio 2020

Por apenas 35 segundos, a santista não garantiu o índice do Comitê Paralímpico Brasileiro de 1h39min46s para os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, que serão disputados entre 25 de agosto e 6 de setembro.

 

Vanessa ainda vai em busca da marca nas maratonas de Los Angeles, nos Estados Unidos, e de Londres, na Inglaterra. O resultado obtido em Sevilha abre possibilidade também de convocação por aproximação, já que fez 99,26% do exigido, sendo que já tem o índice do Comitê Internacional, de 1h44min43s.

 

Vitórias

A conquista na Espanha foi primeira em maratonas no exterior, mas Vanessa Cristina já venceu outras provas internacionais. No Brasil:  o tricampeonato da São Silvestre, a Meia Maratona de São Paulo, a Maratona de São Paulo, a Maratona de Porto Alegre e Volta da Pampulha. No exterior, conquistou o primeiro lugar nos 5 km de Boston, nos Estados Unidos, e na Meia Maratona de Lisboa, em Portugal.

 

Foto: Divulgação/PMS