Destinos no Exterior

Governo português incentiva descendentes portugueses a morar no país

20/02/2020

Portugal é um dos países que apresenta, já há anos, um decréscimo da população, o que é explicado por existirem menos nascimentos e a taxa de mortalidade não ter uma redução.

 

Sendo assim, a economia do país, para o futuro, apresenta um sério problema, já que significa uma quantidade de pessoas no país bem menor nas próximas décadas, se o fenômeno continuar.

 

Com isso, o governo português lançou, há dois anos, um programa que incentiva as pessoas com cidadania portuguesa a retornar ao país.

 

Ou seja, aqueles que foram embora de Portugal até o final de 2015 e desejam retornar, podem receber um auxílio financeiro para isso.

 

E onde entra a questão dos descendentes portugueses?

 

 

Programa é voltado para cidadãos portugueses

Muitos brasileiros, que desejam morar em Portugal, viram com empolgação essa notícia, mas é preciso tomar alguns cuidados com as regras desse programa.

 

Para que as pessoas tenham o direito a receber auxílio financeiro para morar no país, mais do que ser descendentes portugueses, precisam ter a cidadania portuguesa (ou dupla cidadania portuguesa, no caso dos brasileiros).

 

Nesse caso, o auxílio é voltado para portugueses natos que foram embora do país ou ainda que tenham nascido no estrangeiro, mas que tenham cidadania portuguesa.

 

Na situação de um nascido no estrangeiro, é preciso que ele comprove que viveu 12 meses, pelo menos, em Portugal e ainda que tenha sido com familiar emigrado.

 

Portanto, no caso de descendentes portugueses que estão dentro dos requisitos, mas que ainda não pediram a cidadania portuguesa, essa pode ser uma ótima opção.

 

Que tal morar em Portugal?

 

 

Pedido de dupla cidadania portuguesa

Para aqueles que são descendentes portugueses, seja por ser filho ou neto de cidadãos de Portugal, há a possibilidade de pedir a dupla cidadania portuguesa.

 

Caso seja seu caso e você tenha morado com um familiar emigrado no país por 12 meses ou mais, então esse pedido é possível.

 

Sendo assim, vale a pena saber mais sobre como conseguir a cidadania portuguesa, de modo que você possa aproveitar dessa oportunidade para morar em Portugal.

 

 

Qual é o auxílio financeiro do governo português?

O auxílio financeiro oferecido pelo governo português para quem quiser morar em Portugal tem a ver com medidas diversas para quem resolve retornar ao país.

 

Além do próprio apoio financeiro que é oferecido, ainda há outras opções, que são linhas de crédito que servem para apoiar tanto o investimento empresarial como o mercado imobiliário em Portugal.

 

E qual é o valor do apoio financeiro que é oferecido aos descendentes portugueses?

 

Se o descendente de português ou cidadão português que resolver voltar para Portugal estiver, efetivamente, empregado em outro país, onde mora atualmente, receberá auxílio financeiro de 6.536 euros.

 

Esse valor, em conversão para reais, fica em torno de R$ 26 mil a R$ 27, o que é um valor bastante significativo.

 

Além disso, o perfil do cidadão português que se inscrever no programa, bem como a cidade onde a pessoa irá morar conta muito em quanto será o valor total do auxílio.

 

É o caso, por exemplo, de cidades maiores, como Lisboa ou Porto, que oferecem valores de auxílio financeiro bem menores em comparação a cidades pequenas ou mesmo em aldeias.

 

Outros benefícios são a questão do reconhecimento de diplomas referentes a diversos graus de conhecimento que foram concluídos fora do Brasil.

 

Ainda há ajudas de custos referentes a mudança para Portugal, bem como translado de bens, mas que possuem certos limites.

 

 

Dupla cidadania portuguesa

Mesmo se você nunca morou em Portugal e não se encaixa dentro do programa de incentivo do governo português, pedir a dupla cidadania portuguesa te dá vários benefícios.

 

Por exemplo, ao tornar-se um cidadão português, você terá direitos de um cidadão europeu, como circular livremente dentro da União Europeia ou conseguir trabalhos em países que façam parte da zona econômica.

 

Sendo assim, vale bastante a pena dar entrada na sua dupla cidadania para poder morar em Portugal, e também trabalhar, sem problemas.

 

 

Cidadania Portuguesa é com a Rotunno Cidadania

Se você é filho ou neto, ou ainda é cônjuge de português ou portuguesa, então saiba que a Rotunno Cidadania pode lhe auxiliar no processo.

 

Além dos serviços consulares, como auxílio no pedido de dupla cidadania portuguesa, podemos ainda lhe ajudar a em processos como tradução juramentada, apostila de Haia e até validação de diploma.

 

Para saber mais sobre os nossos serviços, acesse nosso site: https://rotunnocidadania.com.br/.

 

Conclusão

Como você viu, para os descendentes portugueses, que já moraram em Portugal ou que são cidadãos portugueses que emigraram de lá, há um incentivo do governo português para que os mesmos voltem a morar no país.

 

Neste texto, você pôde ver quais são todas as regras principais para entrar no programa para receber incentivo do governo, e todos os tipos de auxílio.

 

Além disso, ainda pôde ver ser visto como a Rotunno Cidadania pode lhe ajudar a pedir a cidadania portuguesa para facilitar a vida de quem quer morar em Portugual.