Em Off

Santos se prepara para evento internacional sobre cidades criativas

29/02/2020

Representantes internacionais da Unesco estão em Santos cumprindo uma importante etapa para a realização, em julho, da 14ª Conferência Anual da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. Nesta quinta-feira (27), eles conheceram os espaços que receberão as atividades e o trabalho realizado nas Vilas Criativas. E já reconhecem a importância do evento na cidade, o primeiro em toda a América Latina.

 

Denise Bax, da Itália, e Qiaobo Ni, da China, foram recebidos pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, no salão nobre da Prefeitura, e participaram de uma entrevista coletiva onde falaram sobre a importância do evento. Essa foi a primeira visita da comitiva internacional a Santos que, em janeiro, recebeu uma delegação com representantes de sede cidades criativas brasileiras. 

 

“A cidade venceu uma disputa com outros municípios e agora, cada etapa do processo, até o evento, é validada pela ONU. Queremos mostrar o que vamos apresentar ao mundo durante a conferência e estamos prontos para fazer o melhor de todos os encontros que a Unesco já realizou. Nossa expectativa é muito positiva quanto à participação dos prefeitos que compõem a rede de 246 cidades criativas”, destacou Paulo Alexandre Barbosa.

 

Atividades
Segundo o prefeito Paulo Alexandre, detalhes da programação do encontro, que terá como tema Criatividade, Caminho para a Igualdade, já começam a ganhar forma. Serão cinco dias de inúmeras atividades, oficinas e apresentações variadas.

 

“Vamos realizar eventos no novo Centro de Convenções e o novo Mercado de Peixes também será envolvido, com chefs de vários lugares do mundo. Teremos oficinas nas Vilas Criativas nas áreas de gastronomia, moda, arte, design. A ideia é mobilizar a cidade inteira com programação e mostrar toda a nossa riqueza cultural para mundo”.

 

Bastante entusiasmado com o evento, o prefeito destacou, ainda, que uma das atividades do encontro será um painel exclusivamente dedicado ao Programa Participação Direta nos Resultados (PDR), lançado em 2013 e inédito em todo o País ao envolver toda a Administração pública e criar um sistema de indicadores de desempenho para dar suporte aos contratos de gestão de metas e resultados.

 

“O objetivo da Unesco é desenvolver políticas públicas que possam melhorar a vida das pessoas e eles entendem que nosso PDR deve ser compartilhado, para permitir cidades melhores e mais eficientes”, afirma Paulo Alexandre.

 

Igualdade social
Na mesma linha do prefeito Paulo Alexandre, o secretário de Governo Rogério Santos diz que o evento será um marco de reconhecimento do trabalho das vilas criativas e frisou que o município está atingindo seus objetivos no desafio de transformar uma política de governo em uma política pública. “Nossa estratégia é usar a economia criativa como forma de igualdade social e o evento trará conhecimento sobre a importância desse setor não só para a cidade, mas para todo o país”.

 

Na tarde de quinta-feira, os representantes internacionais da Unesco percorreram locais como a Associação Comercial, Parque Tecnológico, Vilas Criativas, Ecofábrica, Museu Pelé, Casa da Frontaria Azulejada, Arcos do Valongo, Cadeia Velha, Bolsa Oficial do Café, Teatro Guarany, escola municipal Paulo Gomes Barbosa e a Nova Ponta da Praia, onde conheceram as obras do novo Centro de Convenções e do novo Mercado de Peixes.

 

A programação da comitiva inclui, até domingo, encontros com equipes envolvidas com os preparativos para o evento e visitas ao campo do Santos Futebol Clube e ao Monte Serrat.

 

Qualidade de vida
Segundo Denise Bax, o objetivo da Unesco, com o evento, é permitir que, uma vez por ano, os participantes possam compartilhar projetos. “Discutiremos temas que pertencem às cidades, como melhorar a vida dos moradores. E percebemos que Santos está muito comprometida com o evento, que será importante não só para refletir, mas para implementar ações”.

 

Para o chinês Qiaobo Ni, o evento deste ano será uma oportunidade importante para Santos e observou que a qualidade de vida oferecida pela cidade é um dos destaques que permitem receber representantes de outros 245 municípios.

 

Santos integra a Rede Criativa da Unesco desde 2015, sendo a única representante da categoria Filme (Cinema) no País. A escolha para sediar o evento deste ano ocorreu no ano de 2018 e, no ano passado, Santos também participou da conferência realizada em Fabriano, na Itália.

 

Foto: Isabela Carrari/PMS