Cinema

Santos Film Fest 2020 é adiado

19/03/2020

Em virtude da pandemia de Covid-19 – Coronavírus, a organização do 5º Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos, que seria realizada de 23 de junho a 1º de julho, está adiada.

 

Estamos em conversas com nossos parceiros e apoiadores para a definição do novo período que, a princípio, deverá ocorrer entre agosto e outubro. Caso a crise continue, analisaremos as possibilidades de data ainda em 2020.

 

A Prefeitura divulgou essa semana o cancelamento de eventos por 60 dias. O festival ocorreria em junho, além desse período, mas esse prazo de não realização de eventos deverá ser estendido. Não vamos colocar o público em risco e nem os artistas, os quais alguns viriam por avião, por exemplo.

 

E mesmo que a crise seja contida até junho, o que parece improvável, dadas às circunstâncias de cuidados necessários, isolamento, mudanças nas datas de lançamentos e produções dos filmes, etc, não seria possível dar sequência à produção do festival e à realização do mesmo na data marcada.

 

Também ressaltamos que as inscrições de filmes, gratuitas e feitas de forma online, continuam sendo realizadas até 15 de abril.

 

As mudanças que deveremos ter, nesta edição, além da alteração de data, está no cronograma de algumas atividades que deverão ser modificadas em virtude de agenda de artistas e profissionais do audiovisual. Mas manteremos a qualidade e a programação extensa.

 

Ainda aproveitamos para reiterar que é preciso bom senso nesse período, respeitar ao próximo, batalharmos para que o mínimo de pessoas seja atingido.

 

A maior parte da população não tem acesso a hospitais, remédios, álcool em gel e nem possibilidades de comprar alimentos e estocá-los: precisa sair de casa para batalhar o alimento de cada dia. Precisamos respeitá-las. Exigir políticas públicas que ajudem TODA a população. Evitarmos a xenofobia, o preconceito. E pedir para, quem tem condições físicas e financeiras, que fique em casa e pensem na humanidade.  

 

Foto: divulgação/site do evento