Comportamento

Como ser produtivo no home office?

25/03/2020

A principal medida para prevenir o coronavírus é o isolamento social e para garantir a segurança de seus profissionais muitas empresas adotaram o regime de home office. Contudo, muitos ainda estão estranhando o esquema de trabalho em que a casa é o próprio escritório. Confira dicas importantes para fazer o trabalho render durante o período de quarentena:

Procure um espaço silencioso e confortável
Como o trabalho terá de ser feito de casa, o importante é encontrar um lugar que possa acomodar bem o computador e que não seja central na casa, caso o profissional tenha pais ou filhos ou outras pessoas que habitem a mesma residência e possam distraí-lo. “O conselho é especialmente importante, no caso de filhos que também estão em casa em razão do isolamento — o essencial é sinalizar para os pequenos que, embora perto, está trabalhando e oferecer atividades que possam entretê-los”, diz Angelina Vinci, gerente da Luandre, empresa de consultoria em Recursos Humanos.

Não trabalhe de pijamas
Pode parecer tentador ficar com a mesma roupa confortável de dormir, mas o melhor é se vestir como se fosse sair ou, pelo menos, trocar de roupa para que o cérebro entenda que está executando outra função e não relaxando em casa.

Nunca trabalhe deitado na cama
Desta forma o indivíduo não trabalha e nem dorme direito, uma vez que o cérebro precisa distinguir o local de relaxar e o local de produzir. Segundo a Fundação Nacional do Sono, nos EUA, a luz da tela de eletrônicos tende a suprimir o hormônio do sono, a melatonina, e o hábito de trabalhar na cama pode desencadear ou piorar um quadro de insônia.

Distancie-se temporariamente das más notícias
Em casa, todos têm acesso à televisão, mas o melhor é que ela não esteja ligada o dia todo, principalmente em noticiários, que não só irão distrair, mas dada a gravidade da situação podem gerar ansiedade e pânico. “O conselho não é ficar alienado, mas definir horários para se informar, seja pela TV ou internet, para que o nervosismo não domine e desconcentre”, aconselha Angelina Vinci.  

 
Tenha uma rotina
É importante não se sentir de férias só porque não está no escritório, mas ao mesmo tempo não extrapolar horários só porque tem tudo à mão para continuar trabalhando por horas. Equilíbrio é a chave neste momento.