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Notícias/Regional | 25/03/2020

Central telefônica orienta população sobre o coronavírus em Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande pretende ampliar a central telefônica que está realizando atendimento voltado à orientação, triagem e enfrentamento ao coronavírus. Atualmente, munícipes podem buscar informações através dos telefones 162 e 3495-1527. O objetivo da Administração Municipal é iniciar o funcionamento nos próximos dias de novos polos deste serviço com mais profissionais atuando.


O serviço oferecido nesses telefones é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Saúde Pública da Cidade. Este grupo é composto por médicos, enfermeiros e outros profissionais do setor. O funcionamento ocorre diariamente, inclusive aos finais de semana, das 8 às 22 horas.


Na prática, por telefone qualquer pessoa da Cidade pode explicar sua condição de saúde para uma identificação e classificação de risco de contagio do Covid-19. Os profissionais aplicam o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde no aplicativo Coronavírus-SUS. A pessoa identificada como suspeita é agendada já no atendimento telefônico para consulta na Usafa de seu bairro.


A central telefônica específica sobre o coronavírus em Praia Grande teve início na segunda-feira (23). Até o momento, a Sesap totalizou 540 pessoas atendidas pela equipe da secretaria. Deste total, 38 pessoas foram agendadas para atendimentos nas Usafas e outras 12 encaminhadas para unidades do setor de Urgência e Emergência da Cidade.  

 
O atendimento telefônico também foi implantado para evitar que as pessoas utilizem de forma inadequada o sistema de saúde, o que pode causar aglomeração e até infectar alguém que está apenas com sintomas de uma doença de menor gravidade.

 

Outra ação importante neste sentido utiliza a tecnologia como ferramenta. A população pode baixar no smartphone o aplicativo Coronavírus SUS (iOS e Android), onde existe a possibilidade da realização de uma auto-avaliação do estado de saúde.


Ouvidoria

Os cidadãos podem continuar registrando suas manifestações na Ouvidoria Municipal através do atendimento eletrônico que funciona 24 horas, no site da Prefeitura (praiagrande.sp.gov.br) ou pelo aplicativo de smartphone Android e IOS, que se encontra com o nome Ouvidoria Praia Grande.
 


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