Santos

Santos amplia monitoramento a distância para pacientes com suspeita ou confirmação do coronavírus

25/03/2020

A teleassistência (atendimento a distância) oferecida pela Prefeitura de Santos, através do programa Televida, será ampliada e ajudará no monitoramento de pessoas idosas e com doenças associadas que tenham suspeita ou confirmação do novo coronavírus (Covid-19).

 

Um total de 250 aparelhos serão oferecidos exclusivamente para esta finalidade e começarão a ser instalados a partir desta semana – outros 250 dispositivos já beneficiam idosos que moram sozinhos. 

 

Não haverá inscrição nesta nova etapa e os contemplados serão definidos de acordo com a triagem da Seção de Vigilância Epidemiológica após atendimentos nas unidades de saúde do Município. O contrato com a empresa fornecedora tem valor anual de R$ 480 mil.

 

O paciente que tiver a indicação para entrar no programa receberá um aparelho e uma pulseira com botão de emergência. Quando acionado, a equipe da central entra em contato com o paciente pelo aparelho. Se não houver resposta, é acionado familiar responsável e/ou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de acordo com a gravidade. 

 

“A ideia é evitar o acúmulo de pessoas nas unidades hospitalares e, com estes equipamentos, monitorar os pacientes em suas casas para, em situações de emergência, sermos bem ágeis no atendimento”, explica o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.

 

Além da ampliação do sistema de monitoramento, também foram adquiridos 300 oxímetros (R$ 55 mil), para serem utilizados em conjunto com os aparelhos do Televida. “Os oxímetros têm a função de medir quanto de oxigênio tem no sangue do paciente para que se faça o monitoramento sem precisar levá-lo a uma unidade de pronto atendimento”, explica a enfermeira Rubia Lorraine, coordenadora de Atenção Domiciliar da Secretaria de Saúde de Santos.

 

A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que os pacientes com sintomas da Covid-19 somente se dirijam às policlínicas e unidades de pronto atendimento (UPAs e PS) em caso de febre persistente e alterações respiratórias como falta de ar. Casos de sintoma gripal devem se manter em isolamento social domiciliar. 

 

Santos conta com 32 policlínicas que funcionam desegundaasexta, das 7h às 17h (algumas com horário estendido), as quais estão priorizando os casos suspeitos de Covid-19, e três unidades de pronto atendimento (abertas todos os dias – 24 horas).