TV em Transe

A CNN Brasil chegou

27/03/2020

Não haveria momento mais propício para lançar um canal de notícias. A versão brasileira da CNN estreou justamente em meio à crise mundial provocada pela pandemia do coronavírus. Confinamento, número bem maior de tevês ligadas, audiência interessada no noticiário sobre a doença, seu avanço e suas consequências.

É inegável a grife que a marca CNN representa. Talvez por isso, a chegada do canal por aqui tenha sido cercada de enorme expectativa. Durante meses foram sendo anunciadas as contratações, com alguns jornalistas conhecidos como os ex-globais William Waack e Monalisa Perrone.

A estreia aconteceu dia 15. Há de se dar um desconto por se tratar do início, erros normalmente aconteceriam – e têm acontecido. E a estrutura da emissora já vem sendo testada com a necessidade de apresentar uma cobertura satisfatória envolvendo o Covid-19. Dando o devido desconto, já dá pra dizer que a CNN Brasil se apresenta como uma alternativa a outros canais de notícias com posição consolidada no país, em especial a Globonews.

Internacional – Se o conteúdo produzido por aqui ainda carece de ajustes, a parte da grade dedicada a programas internacionais merece atenção especial, em particular no fim de noite.

Após o “Jornal da CNN”, o canal exibe diariamente os ótimos “Realidade CNN” e “Amanpour”. O primeiro, as 23h, traz documentários originais com temas diversos, do submundo de Las Vegas a mitos e verdades sobre a alimentação.

Em seguida, vem o telejornal da CNN britânica comandado pela jornalista Christiane Amanpour. Basicamente com entrevistas sobre assuntos do momento, a atração tem destacado os efeitos do coronavírus, sendo uma opção extremamente esclarecedora sobre tudo o que envolve a doença. 

Alias, se o presidente da República e seus seguidores assistissem ao programa, quem sabe deixariam de afirmar e repetir tantos absurdos. Jair Bolsonaro, inclusive, foi alvo de críticas contundentes por parte de Amanpour, por conta de seu inacreditável pronunciamento no dia 24.