Em Off

Documento secreto alertou Bolsonaro para riscos da pandemia

28/03/2020

 

 

 

Documento sigiloso pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e entregue ao presidente Jair Bolsonaro alerta para as consequências de não se realizar o isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus no Brasil.

Preparado por pessoas da mais absoluta confiança de Bolsonaro, o estudo indica que o número de casos da doença pode ser superior a 200 mil pessoas e o número de mortes 5.571. 

Os agentes do serviço de inteligência brasileiro analisaram os dados oficiais da pandemia no Brasil e os compararam com os de outros países, e traçaram cenários, de acordo com a decisão tomada.

 

Cenário com isolamento social
Se o Brasil decidir pelo isolamento social, como preconizam todas as autoridades de saúde e adotadas por praticamente todas as nações do mundo, o número de casos do Covid-19 até 6 de abril chegaria a 71.735, com 2.062 mortes. Os autores do estudo chegaram a este número considerando a curva de evolução do novo coronavírus ocorrida na França e na Alemanha —países que adotaram medidas sanitárias rigorosas e consideradas como exemplares.

 

Cenário sem isolamento social
Se o Brasil não adotar o isolamento social, como defende o presidente Bolsonaro e alguns empresários, o número de casos do Covid-19 até 6 de abril chegaria a 207.435, com 5.571 mortes (quase o triplo). Os autores do estudo chegaram a este número considerando a curva de evolução do novo coronavírus ocorrida na no Irã, Itália e China—países que não adotaram medidas sanitárias eficazes e enfrentam um colapso no sistema de saúde.

 

Presidente ciente
O documento foi entregue ao presidente Jair Bolsonaro no dia 23 de março, antes, portanto, do pronunciamento feito na noite de 24 de março, quando criticou a estratégia de isolamento social e classificou o Covid-19 como uma “gripezinha”.

O relatório da Abin 015/2020 foi revelado em primeira mão pelo site The Intercept Brasil.