Notícias

Santos tem 19 casos confirmados de novo coronavírus

28/03/2020

Santos registrou cinco novos casos positivos de Covid-19, todos confirmados por laboratório reconhecido pelo Governo do Estado. A cidade já tem 19 casos confirmados.

 

Os pacientes são um homem, de 52 anos, internado em leito de clínica médica em hospital particular; uma mulher, de 69 anos, internada na UTI de um hospital privado; dois homens, um de 61 anos e outro de 77 anos; e uma mulher, de 59 anos – estes últimos em isolamento domiciliar.

 

Com a comprovação da transmissão comunitária da doença no País, desde a última segunda-feira (23) somente são coletadas amostras de suspeitas de Covid-19 entre pacientes internados ou profissionais de saúde. Anteriormente, pacientes com quadros leves (sintomas gripais, sem internação) também eram investigados.

 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que pacientes com quadros leves não procurem as unidades e mantenham isolamento domiciliar. A indicação é procurar atendimento médico quando há febre persistente e alterações respiratórias como falta de ar.

 

Neste sábado (28), quatro casos suspeitos foram descartados, após análises laboratoriais.

 

Mortes
Não houve aumento do número de mortes em investigação.

 

Tripulantes
Na tarde deste sábado (28), a Secretaria Municipal de Saúde foi avisada oficialmente pela Anvisa sobre a suspeita de Covid-19 em tripulantes do navio Costa Fascinosa. Qualquer procedimento de traslado de pacientes que eventualmente seja realizado na área portuária (área federal) é de responsabilidade da Anvisa.

 

A notificação oficial de casos suspeitos ao Município é feita apenas pelas unidades de saúde, após avaliação médica dos pacientes. Até o momento, a Seviep recebeu notificações de sete casos suspeitos de Covid-19 de tripulantes do Costa Fascinosa, os quais foram removidos para atendimento médico em hospital (atendimento particular). O diagnóstico ou descarte da doença depende de resultados dos exames laboratoriais.

 

Números do coronavírus em Santos

Casos confirmados: 19
Total de internações: 53 (22 em UTIs)
Casos suspeitos em investigação: 294
Casos descartados: 36 (até 28/03)
Óbitos em investigação: 7