Geral

Coronavírus: fique atento à limpeza das lentes de óculos

31/03/2020

Em tempos de prevenção ao coronavírus, é preciso reforçar também o cuidado com a higiene dos acessórios que nos acompanham diariamente, como as lentes e armações de óculos. 

Neste caso, o álcool não é indicado. Ele pode danificar a armação e o revestimento das lentes. “Basta água e detergente neutro. E um lembrete importante: não use o paninho que costuma acompanhar os óculos, ele pode se tornar uma fonte de contaminação”, alerta o médico oftalmologista Janduhy Perino Filho. Na dúvida, toda vez que for lavar as mãos, lembre-se dos óculos.

O Conselho de Oftalmologia do Brasil (CBO) também solicitou aos conselhos regionais que orientem a preferência por óculos no lugar das lentes de contato, já que a higienização delas exige um pouco mais de cautela. É preciso manuseá-las com as mãos limpas e guardá-las em um estojo com produto adequado. O usuário também deve respeitar o prazo máximo de oito horas de utilização.

Covid-19 e a visão
O mecanismo de transmissão do vírus acontece através de gotículas, que são levadas até as mucosas da face por nossas mãos. Lembramos muito da boca e do nariz, porém os especialistas são unânimes em alertar para o fato de que a conjuntiva, membrana mucosa que cobre parte do globo ocular atrás das pálpebras, também é uma porta de entrada do novo vírus no corpo.