Santos

Bloqueios já abordaram mais de 2,5 mil motoristas na entrada de Santos

01/04/2020

Mais de 2,5 mil veículos já foram abordados pelos bloqueios da Guarda Municipal e Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), realizados desde o último dia 22, na entrada da Cidade. A ação visa evitar o ingresso de turistas ao Município, como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Até a manhã de terça-feira (31), 2.501 motoristas foram abordados. Do total, 83 tiveram que retornar ao destino de origem.

 

A operação funciona em três pontos: Avenida Nossa Senhora de Fátima com Rua Boris Kauffmann, Avenida Martins Fontes (retorno), em frente ao Cemitério da Filosofia (Saboó), e rotatória na descida do viaduto da Alemoa.

 

COMO FUNCIONA
Os bloqueios são realizados com a utilização de cones para estreitamento da pista. Motoristas autorizados a prosseguir são os que têm veículos com placa de Santos e dos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. Os demais são abordados e direcionados para trecho da via canalizado pelos operadores de tráfego.

 

Após a verificação pelos guardas, os veículos com turistas são obrigados a retornar, escoltados pelos agentes de trânsito.

 

O acesso é livre para os veículos cujos ocupantes comprovem vínculo de trabalho ou residencial na Cidade, preservando as excepcionalidades como profissionais de serviços essenciais, veículos de abastecimento, Porto e Polo Petroquímico.

 

Todas essas medidas seguem as diretrizes das decisões metropolitanas, tomadas pelos nove prefeitos da Baixada Santista. As reuniões do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) têm sido periódicas e realizadas por videoconferência.