Santos

Ciclovia da orla ganha identificação visual

03/04/2020

Um total de 96 totens de localização e outros seis informativos, com mapa, estão sendo instalados em toda a extensão da ciclovia da orla de Santos.

 

A implantação na pista que margeia as avenidas Presidente Wilson, Vicente de Carvalho e Bartolomeu de Gusmão faz parte da segunda etapa de reurbanização da pista.

 

"Os trabalhos começaram nas proximidades do Aquário e avançaram até a Fonte do Sapo", diz a arquiteta Marta Flores. "A estimativa é de que esta semana a colocação ultrapasse o canal 2".

 

Os totens têm cerca de um metro de altura e 20 centímetros de largura. Nos modelos de identificação está escrito ‘Ciclovia da orla’, na cor azul. Já no cruzamento com outras pistas são instalados totens em outra cor, com o nome da ciclovia que começa naquele ponto, como por exemplo na altura do canal 6 (totem amarelo, ciclovia canal 6). Já os seis totens com mapa serão instalados nas proximidades de equipamentos turísticos e marcarão o ponto exato da pista onde o ciclista está.

 

Projeto

A obra, que deve ser concluída até setembro, abrange a recuperação do piso das alamedas ao redor da Fonte Vicente de Carvalho (em frente à Avenida Conselheiro Nébias, no Boqueirão) e implantação de acessibilidade.

 

O projeto visa tornar o percurso cicloviário mais claro, seguro e atraente para os seus usuários e inclui ainda a instalação de 24 paraciclos em aço inox.

 

Chuveirinhos

Outra melhoria que está sendo implantada é a modernização dos 47 conjuntos de chuveiros ao longo da orla. No trecho da Ponta da Praia até o canal 6 o serviço já está pronto.

 

Atualmente, os operários trabalham nos equipamentos do trecho do canal 5 até o canal 4. A reurbanização é supervisionada pela pasta de Infraestrutura e Edificações e conta com recursos do governo do Estado.