Notícias

Ministério da Saúde reforça importância do isolamento social e recomenda que brasileiro use máscara caseira

04/04/2020

O uso das máscaras por toda a população é um dos temas mais debatidos no momento. Países como a República Tcheca obrigaram seu uso em espaços públicos. Já na Áustria, elas são obrigatórias em supermercados. No Brasil, o assunto ganhou a mídia depois que o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, alertou para a possibilidade de faltar equipamentos de proteção individual para os profissionais da saúde. 

Para evitar que a população saia correndo para comprar máscaras e desabasteça o estoque de quem realmente precisa do EPI, a pasta divulgou, nesta semana, um material com recomendações sobre confecção e uso de máscaras caseiras.

Quarentena e cuidados com higiene não devem ser abandonados
Ter uma máscara não é garantia de que estar protegido contra o novo coronavírus e nem se pode usar isso como desculpa para quebrar a quarentena. A recomendação, da Organização Mundial da Saúde, é ficar em casa. 

Além disso, o uso de máscara tem várias regras de higiene que, se não seguidas, pode surtir o efeito contrário e tornar o acessório foco de contaminação. Como por exemplo, não tocar o rosto enquanto estiver na rua, cobrir corretamente o nariz e boca, retirá-la com cuidado. 

A máscara é um item a mais de proteção. Por isso, a rotina de higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel não deve ser abandonada. 

Para a população em geral, as máscaras caseiras são as únicas opções, no momento. Feitas em qualquer tipo de tecido, podem criar uma pequena barreira contra a contaminação direta, principalmente, entre quem precisa conviver com pessoas do grupo considerado de risco, como idosos, por exemplo. 

Alguns especialistas apontam que o uso de máscara protege cerca de 30% de uma possível contaminação. Isso porque estudos mostram que o novo coronavírus pode ficar até 20 minutos no ar e de 3 a 20 dias em determinadas superfícies.

A dica é que, sempre antes do uso, o acessório caseiro seja lavado e deixado de molho em uma mistura de água e água sanitária para desinfetar. Após seco, em hipótese alguma, ele deve ser compartilhado. 

Confira as dicas do Ministério da Saúde para usar a máscara caseira:

– As máscaras caseiras podem ser feitas em duas camadas de tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tipos de pano, desde que desenhadas e higienizadas corretamente. Camisas, calças antigas e cortinas podem ser usadas na confecção.
–  Devem ser usadas por cerca de duas horas. Depois desse tempo, é preciso trocar. O ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras de pano.
–  O acessório deve ter elásticos ou tiras para amarrar acima das orelhas e abaixo da nuca, cobrindo totalmente a boca e nariz. 
–  A máscara é individual, não pode ser compartilhada com ninguém. 
– Use a máscara sempre que precisar sair de casa. Saia com pelo menos uma reserva e leve uma sacola para guardar a máscara suja, quando precisar trocar;
– Para higienizar, lave com água sanitária ou água e sabão e ser deixe de molho por cerca de 10 minutos.

 

Aprenda a fazer uma máscara caseira