Santos

UPAs em Santos terão centro de triagem e hotel receberá pessoal de Saúde

06/04/2020

As três unidades de pronto atendimento (UPAs) de Santos contarão com centro de triagem de pacientes com sintomas do novo coronavírus (Covid-19), em estruturas localizadas nas áreas externas. A primeira instalação está sendo montada na UPA Central (Rua Joaquim Távora, 260, Vila Mathias) e entrará em operação até sexta (10).

 

Na primeira quinzena de abril também será iniciada a triagem na UPA da Zona Noroeste (Av. Jovino de Melo, 927, Areia Branca) e na futura UPA da Zona Leste (Praça Visconde de Ouro Preto s/n°, Estuário), esta última em fase de conclusão e equipagem. As estruturas modulares com toldos foram locadas pelo Município e custam R$17 mil/mês cada, totalizando R$ 51 mil (três unidades).

 

“Os profissionais de saúde farão a classificação de risco nas áreas externas e seguirão protocolo específico para a detecção de pacientes com Covid-19. Aqueles que apresentarem sintomas de febre e síndromes respiratórias receberão máscaras e ficarão em isolamento dos demais pacientes para seguir o atendimento”, explica o secretário municipal de Saúde, Fábio Ferraz.

 

Para a checagem da temperatura serão utilizados termômetros de testa, aparelho que faz a medição a distância e dá o resultado em apenas três segundos. A partir desta semana, todas as unidades de saúde da rede municipal utilizarão estes termômetros para a triagem de pacientes. Foram adquiridos 100 aparelhos.

 

HOTEL
A Prefeitura de Santos está em tratativas com a iniciativa privada para disponibilizar leitos de hotel (com alimentação) aos profissionais que atuam na rede de saúde gerida pelo município. O objetivo é preservar as famílias dos profissionais neste momento de transmissão comunitária do novo coronavírus, por meio do distanciamento social de quem está na linha de frente no atendimento a pacientes. A decisão de ir ou não para o hotel caberá a cada servidor.

 

 

Foto: Susan Hortas/PMS