Santos

Calçadão da orla de Santos segue fechado

06/04/2020

A Prefeitura de Santos concluiu a interdição de todo o calçadão da orla, desde a Ponta da Praia até o emissário submarino (José Menino). O trabalho cumpriu o decreto municipal anunciado na noite de sexta-feira (3), para conter a evolução do coronavírus na Cidade. 

Os gradis estão instalados em toda a extensão do calçadão e adentram também perpendicularmente para impedir o acesso de pessoas ao jardim. 

A proibição de circulação no calçadão tem validade de uma semana, podendo ser ampliada ou flexibilizada após esse período, de acordo com a evolução dos contágios. Já a ciclovia fica limitada àqueles que utilizam bicicleta para trabalhar, ficando vetada para atividades esportivas, turísticas e de lazer.

Mais de 60 membros da guarda municipal fiscalizam o cumprimento da determinação, além de 15 viaturas, motos, quadriciclos e drones, por toda a extensão da orla. 

Para controle do acesso, também foram utilizadas fitas zebradas para isolamento da área. Igualmente para ampliar a conscientização dos munícipes, um carro de som vem transmitindo instruções de prevenção e panfletos informativos serão distribuídos aos moradores dos edifícios da orla. Em caso de desrespeito às determinações, a Polícia Militar poderá ser acionada, com respaldo do artigo 268 do Código Penal, que prevê pena de detenção e multa.

O secretário de Segurança, Sérgio Del Bel, que acompanhou o trabalho, apelou para a consciência e responsabilidade de cada um. “Percebemos que a maioria dos cidadãos entenderam a medida, que teve que ser tomada porque alguns ainda desafiam o coronavírus. No sábado, vários não sabiam da interdição do calçadão e estamos informando e pedindo compreensão. O fato não se resume em ir correr ou andar, formam-se aglomerações. Você pega o elevador, encontra com o vizinho, enfim, há maiores riscos”.

Ele frisou, ainda, que desde 2017 a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) outorgou à Prefeitura de Santos a gestão da faixa de areia da orla por 20 anos.