Cinema Filmes e Séries

Dica da semana: Você Nem Imagina

09/05/2020

Você Nem Imagina começa com a frase da protagonista de que aquela não é uma história de amor. O filme se vende, tanto por seu trailer e cartaz, como algo que passa longe de ser uma comédia romântica adolescente e tem recebido muitas análises positivas pela crítica especializada. Realmente, o filme começa com um clima diferente daquele que estamos acostumados a ver em outros filmes do mesmo gênero: questionamentos filosóficos de como é o amor e o que significa ter uma relação nos tempos atuais, são algumas das premissas levantadas pelo filme. Mas meia hora depois, parece que tudo aquilo abordado no início ficou pelo caminho, e que chega a incomodar em alguns momentos pela forma que aborda sua premissa inicial. Parece que o roteiro saiu da cabeça de um adolescente: cheio de boas idéias, mas confuso e sem saber desenvolver com profundidade nenhum de seus temas abordados.

Em Você Nem Imagina, Ellie Chu (Leah Lewis) é a típica aluna deslocada que possui o hábito de fazer a lição de casa de seus colegas por dinheiro para contribuir com as contas em casa. Secretamente, ela possui uma paixão pela bela Aster Flores (Alexxis Lemire). Quando Paul, um jogador de futebol, se aproxima de Ellie para pedir ajuda para escrever uma carta de amor para sua amada, ela entra em conflito. A diretora Alice Wu dirige o filme cheia de boas intenções e traz um olhar sensível sobre amadurecimento, o primeiro amor e amizade na adolescência. Seu trabalho consiste basicamente em uma boa direção de elenco e algumas boas sacadas, como inserir algumas frases de grandes poetas no desenrolar do filme. Talvez a parte mais difícil deste gênero, seja a construção das relações entre os personagens e, apesar de recorrer a algumas estratégias bregas, a diretora se sai satisfatoriamente bem, a começar pela dinâmica entre a protagonista e seu pai. Alice Wu cria alguns planos cheio de detalhes para estabelecer a relação entre pai e filha, seja nos planos que revela a cumplicidade nos olhares entre os dois ou nas cenas de silêncio, que dispensam diálogos entre eles. Porém, do meio para o fim, o tempo gasto com Paul, um personagem totalmente desinteressante e apático, acaba tornando o filme cansativo e o enredo parece não avançar. 

O roteiro, também escrito pela diretora, desperdiça seu potencial em deixar de lado o clichê do romance em segundo plano e focar na relação paternal da protagonista e de como teve que se tornar independente após a morte da mãe. Nunca sabemos realmente quem de fato é a protagonista e, mesmo nas trocas de cartas, não conhecemos suas aspirações, seus desejos ou quem são de verdade. Outro ponto que é desperdiçado pelo roteiro é a religião, sendo a cidade onde o filme se passa ser uma cidade com conceitos cristãos, onde a igreja é mostrada somente como um ponto de encontro. Não há discussões sobre a sexualidade da protagonista ou questionamentos sobre fé, apenas uma cena terrível que se passa dentro da igreja quase no final que parece ter saído de um filme do American Pie. 

Uma grata surpresa é a atuação de Leah Lewis como a protagonista, que entrega uma boa evolução da personagem, desde a garota tímida e que vende trabalhos por dinheiro para os colegas de classe, até a que se expressa e grita sobre amor na frente de todos sem se sentir envergonhada. O restante do elenco não vale a pena falar pois me irritei em alguns momentos.

Você Nem Imagina é um filme leve que foca na autodescoberta de sua protagonista, possui boas idéias e você percebe que foi feito cheio de boas intenções. Mas o resultado final soa bagunçado, cansativo e me lembrou de filmes muito melhores que já vi sobre o tema.

Curiosidades: Selecionado no Tribeca Film Festival 2020.