Eventos

Festa da Tainha de Bertioga é adiada para outubro

13/05/2020

A Prefeitura de Bertioga está desenvolvendo um plano de recuperação econômica pós-pandemia. Como parte deste planejamento, eventos que movimentam o trade turístico e aquecem a economia estão sendo reprogramados para o final do segundo semestre deste ano.  A 43ª Festa da Tainha é um deles. Tradicionalmente realizado em julho, o evento gastronômico, considerado um dos mais importantes da região, acontecerá em outubro.

 

A decisão foi anunciada pelo prefeito após reunião com a diretoria do Lions Clube, responsável pela organização da festividade que conta com apoio da prefeitura.

 

“Com o adiamento, vamos contribuir para a retomada da economia no período pós-pandemia. É uma ação importante que visa movimentar o turismo, fortalecer o comércio e colaborar com a geração de empregos”, afirmou o prefeito.

 

Além disso, está sendo desenvolvido pela prefeitura um projeto de capacitação voltado ao comércio e setor de serviços, para que os empresários possam atravessar este momento e ter uma retomada mais rápida dos seus negócios.

 

O Município também está orientando o setor sobre linhas de crédito e buscando parcerias com grandes operadoras de turismo para que o trade turístico possa fazer vendas antecipadas de pacotes.

 

Tradição

A Festa da Tainha ocorre desde a década de 70, tornando-se um dos maiores eventos gastronômicos da região. A festividade movimenta a economia e comércio local, recebendo moradores e visitantes para apreciar o prato característico da culinária caiçara.

 

Além disso, o dinheiro arrecadado é destinado a entidades com projetos sociais fiscalizados e aprovados pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, doando enxovais para recém-nascidos, cadeiras de roda e banho, andadores e muletas.