Clara Monforte

Vamos para a cozinha? Seguem dicas para esta quarentena

16/05/2020

A fase é de “MUDANÇAS”… na forma de pensar, de amar e, sobretudo, de viver. Os caminhos estão traçados!  COMPREENDER? Difícil demais. Somos pequenos para entender o porquê de tudo o que se passa no Universo.  ACEITAR? Sim, com certeza. Mudando nossos valores, hábitos, encontrando uma maneira de sermos felizes.  AGRADECER? Claro, MUITO. Falando em mudanças, vamos para a COZINHA? Seguem DICAS, para esta quarentena.

 

BETH TEANI 

Pãeszinhos de coco

 

Ingredientes 
Massa: ½ kg de farinha de trigo, 2 ovos batidos, 2 colheres de sopa de manteiga, 1 ½ colher de sopa de açúcar, 1 gema de ovo, 1 tablete de fermento, 1 xícara de leite morno.

 

Recheio: 500 gr de coco ralado, 2 colheres de sopa açúcar, 2 colheres de sopa manteiga. Se quiser, o açúcar e a manteiga podem ser substituídos por uma lata de leite condensado.

 

Preparo
Dissolver 1 tablete de fermento numa xícara de leite morno, colocar a manteiga, o açúcar, os ovos batidos e a farinha aos poucos até dar o ponto. ?O ponto ideal é quando a massa não grudar nas mãos. Deixe descansar até dobrar de volume. Abrir a massa em pequenos losangos, enrolar e levar ao forno 180º graus. Pincelar com gema e, se quiser, quando sair do forno, com um pouco de água e açúcar para dar brilho.

 

MANUELA MONFORTE CHIARELLO

Torta de maçã

 

Ingredientes
Massa: 2 ½  xícaras de farinha de trigo, 1 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de manteiga e 8 colheres de água bem gelada.

Recheio: 1 kg de maça verde ou vermelha, 3/4 de uma xícara de açúcar, 2 colheres de sopa de farinha, ½  colher de chá de sal, 1 colher de chá de canela, 1/4 de uma colher de chá de noz-moscada, ½  limão e 1 ovo batido.

Preparo
Misture a farinha, o sal e a manteiga numa tigela grande. Com as mãos, mexa bastante e vá adicionando água aos poucos, até ficar lisa. a massa não grudar nos dedos. Faça uma bolinha de mais ou menos 12cms de circunferência, enrole em papel filme e deixe na geladeira por 1 hora. Divida a massa em dois. Após, abra uma parte, estenda numa travessa refratária, coloque o recheio e cubra com o restante, em tirinhas, cobrindo a massa. Pincele com gema de ovo, polvilhe com açúcar, decore a gosto e leve ao forno por mais ou menos uma hora.

 

 

RAFAEL QUARESMA

Artesanal Quaresma’s Burger

 

Ingredientes
– 2 hambu´rgueres artesanais;
– 2 fatias de bacon artesanal;
– 2 fatias de mozarela light;
– cebola caramelizada com shoyu;
– 2 rodelas de tomate;
– alface;
– pa~o de brioche.
Acompanha fritas

 

ADELMO GUASSALOCA 

 

Arroz com polvo ( 6 porc¸o~es )

 

Ingredientes
Polvo: 1 polvo limpo aprox. 2 kg, 300 ml de vinho tinto, 300 ml a´gua, 1 folha de louro, ervas aroma´ticas a gosto, azeite, cebola , alho e sal. 

 

Arroz: 2 xi´caras de arroz, 4 colheres (sopa) de azeite, 1 cebola, 4 dentes de alho picado, 2 colheres (sopa) de pa´prica doce, sal e pimenta-do-reino, 300 g de brócolis. Cozinhar o arroz na a´gua do polvo.

 

Preparo 
Numa panela de pressa~o, coloque o polvo, o vinho tinto e a mesma quantidade de a´gua. Quando pegar pressa~o conte 20 minutos e desligue o fogo. Na~o abra a panela: espere perder a pressa~o fechada. Quando sair a pressa~o, tire o polvo e corte os tenta´culos. Numa frigideira aquec¸a o azeite, cebola e o alho. Junte o polvo, a pa´prica e as ervas aroma´ticas, e mexa por 2 minutos. 

 

Reserve: em outra panela, refogue cebola, alho e fac¸a o arroz com a a´gua do cozimento do polvo . Quando estiver pronto mas ainda u´mido, junte o bro´colis pre´ cozido. Desligue o fogo.Transfira o arroz com o bro´colis para uma travessa e misture o polvo refogado. Pronto para servir.

 

NÁDIA TEIXEIRA 

Cuscuz de camarão
 
Ingredientes
1 colher de sopa de azeite, 1/2 colher de sopa de azeite de dendê, 2 alhos picados, 1 cebola grande picada, 3 tomates picados sem sementes, 1 xícara de molho de tomate, 1 vidro de palmito picado (reserve 1 para enfeitar), 1 kilo de camarão médio, 4 camarões grandes para enfeitar, salsa picada e coentro picados, 2 xícaras de farinha de milho.

 

Preparo
Fritar os camarões no azeite e reservar. Refogar o alho e a cebola no azeite de dendê, juntar os tomates por 10 minutos; acrescentar o molho de tomate, 1/2 xícara de água e deixar ferver por 5 minutos. Juntar o palmito e os camarões fritos por mais 5 minutos, colocar salsa e coentro a gosto. Misturar a farinha de milho e cozinhar por mais 5 minutos. Untar uma forma, decorar o fundo a gosto, colocar o cuscuz. Deixar esfriar para desenformar. Enfeitar com o palmito e os camarões grandes (já cozidos em água e sal, por 10 minutos).

 

RENUNCIAR – Toda opção implica numa renúncia e toda a renúncia representa libertação … do que nos deixa tristes, de todas as coisas que não nos acrescentam … de críticas, más palavras, pensamentos ruins, falsidade, livres de pessoas que sugam nossas energias, de pré-julgamentos, de pré-ocupações e da maledicência. Nossas renúncias, quando conscientes, nos trazem leveza, prosperidade e prazer. O desapego faz evoluir. A resistência em mudar, de acordo com as circunstâncias, atrasa processos interiores obrigatórios. Vamos lá! A hora é essa. Nem sempre renunciamos a algo que não queremos. Muito pelo contrário, muitas vezes acontece com coisas que temos muito apreço. Mas, é preciso abrirmos mão para conseguirmos outras, exatamente como estamos vivendo nesta fase. A mudança que queremos para os nossos dias, pode estar na renúncia que fazemos. Não tenhamos medo de recomeçar; tenhamos medo de parar e ficar no lugar que nos sentimos infelizes.