Cinema Filmes e Séries

Dica da semana: Arremesso Final

30/05/2020

“Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos”. Essa é uma frase de Nelson Rodrigues, que faz uma alusão direta ao maior jogador de basquete de todos os tempos, Michael Jordan e da dinastia criada com o lendário time Chicago Bulls. Produzida em parceria da ESPN com a NETFLIX, Arremesso Final é um documentário de 10 episódios, onde claramente notamos não ser apenas uma simples reportagem esportiva nostálgica como existem aos domingos de manhã. Mas sim, um sensível e eletrizante estudo sobre a natureza humana, sobre liderança, equipe e acima de tudo, quando a contribuição de certos atletas faz com que transcenda o próprio esporte e acabam imortalizando sua imagem no imaginário popular como verdadeiros ícones e lendas. 

Dirigido por Jason Hehir, o documentário mostra em detalhes como aquela equipe tinha um DNA de campeão, sendo eficiente ao fazer um recorte do basquete nos anos 80, quando Michael Jordan chegou à Chicago e deu início à sua trajetória na NBA, atravessando um longo caminho até conquistar seu primeiro título, em 1991. Antes visto apenas como um jogador com potencial, porém jamais um vencedor como Larry Bird e Magic Johnson, Jordan usou essa desconfiança para se aperfeiçoar mais, treinar mais e fazer do esporte sua vida exigindo 110% de dedicação dos seus companheiros ao basquete. Claro, que da sua maneira. O documentário acerta em não mostrar que Jordan venceria tudo sozinho sendo necessário parceiros à altura para formar a dinastia que foi o Chicago Bulls: nomes como Scottie Pippen, Dennis Rodman e Steve Kerr mostram como o Chicago Bulls se tornou uma equipe dificilmente de ser derrotada. Em nível esportivo, Arremesso final nos brinda com momentos que ficarão guardados na memória do público e, para mim que não sou fã de basquete (até ver o documentário), fiquei obcecado com pesquisas no GOOGLE para ter mais e mais informações. Reparem nos momentos, como a entrevista em que Dennis Rodman explica como era sua visão de jogo, como cada movimento do adversário influenciava em seu raciocínio e em seu posicionamento na quadra, as polêmicas de Scottie Pippen, como o embate com o gerente Jerry Krause e sua importância para o time e um dos momentos mais emocionantes do documentário, onde Steve Kerr fala sobre a morte de seu pai. Arremesso Final também mostra o lado sombrio da carreira de Michael Jordan, de como seu gênio competitivo gerou conflito com companheiros de equipe e seu lado completamente sociopata, como o vício em apostas e a obsessão ao não permitir que absolutamente ninguém tivesse a possibilidade de ser comparado ao seu nível, tendo por muitas vezes, humilhado colegas e adversários que o desafiaram. Mas também mostra seu lado humano, como o poema escrito para o time em um dos últimos jogos, seu amor pela família ou quando cai no chão em lágrimas com a conquista de um título.

Cada episódio traz uma verdadeira aula de montagem em narrativas não linear, conseguindo manter o público preso, ansioso e entretido para saber o que irá acontecer na trajetória dos Bulls. É realmente fascinante o trabalho de pesquisa feito pela equipe do documentário, não só pelo altíssimo nível de vídeos e imagens de jogos dos anos 90 feitas pela ESPN, como também pelas entrevistas e é interessante como o documentário vai crescendo a medida que o próprio time vai amadurecendo. Assim como a equipe, que no início se apóia bastante em Michael Jordan, o documentário vai ganhando força ao mostrar com mais destaque os companheiros de time, culminando no episódio final onde passou por todos os membros envolvidos nesta emblemática conquista. 

Fora todos os méritos técnicos, como uma inspirada direção, empolgante trilha sonora, uma montagem impecável e um infinito acervo de imagens e fotos, o grande trunfo de Arremesso Final está na desconstrução e humanização do ícone Michael Jordan, o fenômeno cultural por trás do atleta e ao focar sua narrativa nos dramas pessoais dos seus protagonistas, fazendo com que cada partida tivesse um peso maior. 

Arremesso Final é um retrato inspirador e comovente de uma equipe que marcou uma geração inteira e ao maior jogador de basquete de todos os tempos. Um verdadeiro monumento à altura da vida, carreira e da arte de Michael Jordan.  

Curiosidades: O título do documentário em inglês é “The Last Dance’, A Última Dança em português, porém o  o título se tornou “O Arremesso Final”